12 anos da Ganseki kai

Neste ano de 2017 completamos 12 anos da associação de aikido. Mais precisamente em 17 de julho passado. Uma marca que nos deixa muito feliz; e que desde o inicio do ano, temos comemorado. Tivemos em varias oportunidades, momentos importantes de confraternização com alunos e amigos.

Em março fizemos um gashuku com a presença do grande mestre e amigo sensei Claude Walla.

Inicio de junho, outra confraternização com outro grande mestre da França, Sensei Mantoian, trazido por meu amigo, e seu aluno, Eduardo Silva.

E em julho, fizemos um maravilhoso evento com um seminário duplo, com Sensei Caires e Sensei Dutra, dois grandes sensei que são referencia, não só na sansuikai, como no Brasil. E que temos o privilegio de possuir como amigos. Muito satisfeito com tantas amizades, tantas confraternizações e treinos que fizemos até aqui nesse ano 12. E continuaremos ao longo do ano.

Esta foi nossa agenda que organizamos, mas mais que isso, temos os tranalhado sempre. Nos treinos no dia a dia, nos encontros em outros eventos externos, e na evolução dos alunos e do grupo em geral, e que tem se provado que tem valido a pena ao longo destes 12 anos.

O aikido como dizem que foi desenvolvido por Morihei Ueshiba, possui muitos elementos que nos permitem poder entender a natureza humana de cada um.  Não podemos fazer aikido sem introduzirmos  a cooperação, a aceitação,  o sentido de integração e todo o gesto da hospitalidade, gratitude, a cortesia e o respeito. A força vital do aikido está em tudo isto, e indubitavelmente oferece possibilidades magnificas como educacional de corpo, mente e do espírito humano.

Muitos anos virão!