7 anos de Ganseki Kai

Os 7 anos do grupo foram mais do que bem comemorados!
Além de termos a oportunidade de realizar um grande treino com quase toda a turma das academias  – sendo conduzido pelo sensei Dutra, que gentilmente aceitou nosso convite de realizar seu primeiro seminário no Rio de Janeiro – também pudemos fazer uma confraternização a noite em um ambiente de muita integração e alegria.
O seminário já comentamos antes, mas nunca é demais repetir que foi um prazer ter produzido este treino com Dutra Sensei, seu primeiro seminário no Rio de Janeiro, e que foi um sucesso. Lamentamos alguns amigos nossos que acabaram não podendo vir, pois valeu muito a pena estar ali. De forma geral foi muito bacana ver que a cada ano que passa as mesas, e os Dojo, tem que ficar mais extensos para comportar nosso grupo, mesmo que não seja 100% deles que estejam nos locais. Esta é uma dificuldade muito bem vinda! Interessante ver que o aumento do grupo não nos desvia na manutenção de nosso padrão técnico, que sempre perseguimos. Mais do que isso, a evolução se dá a cada dia. As perspectivas são sempre ótimas, e vemos o grupo caminhar na construção de uma base sólida e de progresso.
Incrível ver que tudo começou com 2 alunos e logo depois com 3 ou 4. E hoje… Um momento gratificante foi receber a homenagem de meus primeiros alunos do grupo Pierre San e Jorge Henrique San. Não imaginava receber uma placa de agradecimento. Acho que fizemos tão pouco ainda. Mas sim, ficamos muito honrados. Muito mais realizaremos com o apoio de todos esses alunos que estão em nossos tatamis, em todas as academias, tentando contribuir com sua parcela para crescimento do grupo. E ficamos contentes que eles realmente percebem que temos nos dedicado a fornecer a eles, o que eles vieram procurar na Ganseki Kai.
Nosso trabalho tem sido como plantar arvores: Mesmo antes da Ganseki kai, já dávamos aulas e lançávamos as sementes, as vezes germinavam um pouco as vezes não. Tínhamos algo ainda muito errático.
Mas uma hora resolvemos que bom local e boas sementes eram necessárias. E deu certo. No início alguns arbustos cresciam. E aprendíamos cada vez mais sobre o cultivo. Mas agora já temos arvores e um pequenos bosque. No futuro teremos nossa pequena floresta. Não por que queremos fazer plantações obtendo lucro friamente. Mas gostamos de como as arvores balançam no vento. Hoje estou poético.