A estrutura do Dojo

Os dojos são entendidos como um lugar de respeito, aprendizado e desenvolvimento dos aspectos morais, e como tal, a organização do espaço obedece a determinadas regras.

Vou apenas falar dos lados do dojo e do seu significado. Mais haveria para dizer, desde a orientação relativamente ao norte, a escolha do asoalho ou a cor dominante, mas isso é um tema que não abordaremos até porque na nossa realidade cultural, temos de trabalhar com os espaços disponíveis.

Basicamente, quando visto de cima, um dojo tem a seguinte disposição:

KAMIZA: É o lado onde se encontra o retrato de O Sensei e/ou o Kamidana (miniatura de um templo, normalmente shinto). Este lado tem o significado da sabedoria, conhecimento, julgamento, etc. É representado pelo elemento água.

SHIMOZA: Oposto a Kamiza, é o lado onde se sentam os alunos por ordem crescente de graduações, no sentido de Shimoseki para Joseki ou seja, quando virados para Kamiza, da esquerda para a direita. Este lado significa o intelecto, a aprendizagem, a vontade. É representado pelo elemento fogo.

JOSEKI: Virado para Kamiza, é o lado direito e o lugar reservado a professores, instrutores e/ou convidados de honra. É o lado superior e significa a virtude, a caridade ou partilha, etc. É representado pelo elemento madeira.

SHIMOSEKI: Virado para Kamiza, é o lado esquerdo e normalmente o lado da porta da sala. É o lado inferior e significa moral, rectidão, integridade, etc. É representado pelo elemento metal.

O centro da sala, teoricamente é onde se senta o sensei, embora possa variar de dojo para dojo. Normalmente o sensei não se senta no centro físico da sala, mas antes, mais próximo do Kamiza. O centro da sala significa a honestidade e é representado pelo elemento terra.

Estas características, nas suas linhas mais gerais são comuns a todos os dojos. No entanto, os significados podem depender da escola, da arte marcial em questão, ou mesmo de quem interpreta as raízes culturais que deram origem a estes termos.