Aiki-Shizentai

Kamae vs shizentai
Em outro momento relacionando-se o “mundo real” e o aikido, me faz pensar sobre kamae e shizentai.

No estilo Shodokan de aikido costuma-se praticar a técnica de shizentai (neutro, ou postura natural), ao invés de ser no kamae, antes dos ataques uke.

Nos outros estilo normalmente os aikidoka assumem kamae, antes dos ataques uke, o que me faz pensar:
Você acha que é difícil se adaptar a iniciar uma técnica sem estar “na postura” em primeiro lugar? É necessário praticar a técnica com posturas diferentes para ser capaz de aplicá-lo a partir de diferentes posturas, ou será que só vem com a prática, independentemente de como você começa as técnicas?

Disseram-me que este hábito (Shodokan), de estar em shizentai em vez de kamae, vem da filosofia Tomiki sensei de “mushin mugamae”.

Normalmente nós no Aikido tradicional usamos o kamae e isso parte da filosofia de primeiro aprender pelo básico e depois um posicionamento mais avançado onde voce assumiria esta postura shizentai. Esta diferença para mim se assemelha ao que vemos no aikido tradicional em relação ao ki aikido: Ele partem desde o início no conceito de desenvolver o ki, usando seus famoso exercicicos e testes de ki. No tradicional entende-se que primeiro o praticante deve passar por estágios mais fáceis, para depois ir adquirindo esse entendimento e partindo para esse estudo.kamae2

Para mim, respeitando o conhecimento de tohei sensei que orientava o método de estudo precoce do ki; e o de tomiki sensei que fazia da mesma forma com a questão da postura; os iniciantes dos primeiros anos estão ainda mal começando a saber se movimentar corretamente, e trabalhar de alguma forma o centro, como eles vão já começar a explorar estes conceitos?

O treinamento para (se alcançar o) Aiki-Shizentai

Ordenar o kokyu de todo o corpo, fazer como se o centro de gravidade perpassasse o centro do corpo; deixar todo sentimento de preparo para ação; deixar corpo e espírito livre para a natureza existente. No tempo certo, a energia concentra-se no tanden. Será a postura de livre de interação, isto é, o Aiki-shizentai.
imagesSe houver quem o toque será certamente desequilibrado. Isto é porque o (a capacidade de) movimento naturalmente existente no ser humano é ativado instantaneamente. É a manifestação da lei do aiki kokyu, do irimi tenkan. Neste momento é importante não deixar que uma autoconsciência desnecessária atrapalhe seus movimentos. Normalmente, na ocasião dos treinos, nós agimos para subjugar os oponentes, confiando inutilmente no uso da força. Acreditamos que fazemos a técnica certa de modo certo e forçamos. É difícil parar para refletir. Se a técnica não entrar, pensamos que o problema está na técnica, não em nós. Nem se tenta pensar que o que se faz são competições, matanças mútuas, esforços e empenhos inúteis. Como em geral (as pessoas) são sérias e sinceras, o conserto torna-se difícil.

Acredita-se que os mestres antigos de budo, apesar de em diferentes representações, ditaram a importância do shizentai verdadeiro. No Shinkage ryu é instruído que onde há kamae chama-se satsu (morte) e onde não há kamae chama-se katsu (vida). Musashi desaconselhou firmemente que o corpo e o espírito perdessem as suas naturezas. Estes ensinamentos são de peso, por virem de pessoas que caminharam por campos de guerra e sobreviveram a inúmeras batalhas de vida ou morte. De toda forma, pode-se pensar que o aiki shizentai é a fonte da manifestação das técnicas do Aikido e, o atingir na realização de sua autoconsciência seria o fim extremo.  Pergunto-lhes o que achariam neste momento.