Aikido Infantil

O Aikido se mostra uma  arte marcial propícia ao desenvolvimento do indivíduo em geral e principalmente no ambiente de ensino infantil, tanto pelas práticas que exploram a capacidade sensório-motora do praticante, quanto pela socialização e manutenção de um ambiente sem competitividade, lúdico e respeitoso. Como arte marcial, o aikido transmite o  respeito à tradição  presente na relação professor e aluno, extendendo tal espírito cordial aos alunos mais antigos, que dedicam-se no auxílio dos mais novos nas práticas e demais dinâmicas, dentro do tatame.

O Aikido para crianças pressupõe os mesmos zelos existentes em uma turma de adultos, salvo a metodologia diferenciada para o desenvolvimento infantil e as cobranças que obedecem outros critérios. O lugar da brincadeira se dá como complemento didático dos pequenos aikidocas, inserindo nas atividades conceitos básicos trazidos desde a época de O-sensei, Morihei Ueshiba (o fundador da arte).

Manter o uniforme limpo, caminhar corretamente, cultivar a paciência, manter boa postura, saber rolar no chão, respirar corretamente, manter a atenção e a calma frente a dificuldades e (sobretudo) honrar seus colegas de treino e instrutores são quesitos presentes no trabalho de Aikido infantil e este se insere no processo como disciplina e como caminho de desenvolvimento integral.

 

Por Leonardo Galvão

Arte-Educador e aikidoca 1o. Kyu (instrutor da turma infantil de aikido do Ganseki Kai)

4 respostas para “Aikido Infantil”

  1. Texto muito interessante, quando tiver filhos com certeza irei incentivar que pratiquem Aikido.
    Sempre gosto de chegar nas aulas um pouco antes e acompanhar o final da aula infantil.

    1. Obrigado Victor. Também achei interessante as colocações de Leonardo, que demonstram o alinhamento com as diretrizes que passamos. Fizemos uma escolha muito acertada em designa-lo para tão nobre tarefa de formar esse pequenos dentro de nossa arte. Aos poucos vamos diversificando esforços e aprimorando nossa escola; dentro dos princípios e conceitos do Aikido.

  2. Tarefa difícil e de grande responsabilidade, formar as bases, através do Aikido, de um ser humano comprometido com a harmonia. Parabéns.

Os comentários estão desativados.