As artes marciais e a formação do caráter

Autodefesa
Autodisciplina
Confiança
Respeito por si própriobowing_figures

Faça uma pesquisa no Google o termo “publicidade artes marciais” e você vai encontrar uma oferta ilimitada de anúncios que proclamam que a prática de artes marciais ensina os valores indicados acima. Eles são bons valores. Certamente não se afirmaria que o desenvolvimento de boas habilidades de auto-defesa, auto-disciplina, auto-confiança e auto-estima não é bom para ninguém.

Sim, habilidades de auto-defesa são maravilhosas. Ninguém vai argumentar que a auto-disciplina não é importante. Confiança e auto-estima também são impressionantes. Todas essas características são cultivadas e reforçadas pela prática de artes marciais. Minha preocupação é que eu conheci muitos artistas marciais que não desenvolveram essas coisas de uma forma saudável e equilibrada. O que acontece quando as coisas dão errado?

Aprender auto-defesa por meio de treinamento em artes marciais parece redundante, mas tem de ser enfatizado. Todo mundo que tem treinado durante algum tempo vai conhecer pessoas que aprenderam a lição errada.
Estes são os caras que desenvolvem alguma habilidade, mas nunca aprendem quando e onde podem aplicá-la. Eles têm habilidades de auto-defesa, e talvez algum apreço por si mesmos, mas eles não aprenderam a respeitar os outros, e isso se mostra na forma como eles usam suas habilidades. Você pode vê-los de forma sutil e as vezes não tão sutilmente, na intimidação das pessoas com que treinam, fazendo imobilizações e projetando mais forte e mais brutal do que o necessário. Eles usam a ameaça implícita de sua capacidade de intimidar os seus parceiros de treino e as pessoas que estão dentro e fora do dojo. Não é o ideal em que o treinamento de auto-defesa deva tornar-se.

Autoconfiança é muitas vezes o que nos dá a coragem de tentar algo novo ou realizar algo que não é uma aposta certa. Significa não hesitar em pequenas coisas. Ter confiança significa estar disposto a assumir riscos, mesmo que o principal risco seja o nosso ego. É surpreendente como frequentemente os risco mais importantes é o nosso ego ou algum embaraço pessoal, e que esteo risco pode tornar-se demasiado grande. autoconfiança saudável inclui a capacidade de assumir esses riscos e estar confortável com os resultados, em ter sucesso ou falhar. Quando a confiança em nós mesmos culpa os outros é quando temos muito ego. Pense em todos os idiotas arrogantes que realmente acreditam que eles não podem fazer nada de errado no dojo. De onde eles tiram isso? Quando essa arrogância foi ensinada?

O treinamento de artes marciais, sem dúvida, deve fazer-nos melhor em algum tipo de disciplina de combate, mas também no resto?
Autodisciplina é uma característica maravilhosa, e muitas vezes eu queria ter mais. Mas eu vi o que pode acontecer quando você tem um estoque exagerado dela presente. Também já vi pessoas muito disciplinadas. Mas estamos falando de um tipo de pessoa no dojo sendo levada a um nível pouco saudável, enquanto acha que com sua autodisciplina está fazendo o que deve ser feito. Tipo, a pessoa que treina dia após dia sem fazer uma pausa, não dando a seu corpo tempo para descansar e se recuperar, mesmo quando ela está ferida. Há autodisciplina, mas não é balanceada por qualquer sabedoria.

Apreço por si mesmo é maravilhoso. É um reconhecimento saudável de nosso próprio valor como seres humanos. Esse conhecimento nos dá a força mental para não ser destruído por cada crítica. Além disso, fornece suporte contra a pressão que vem de todas as partes da sociedade para mudar ou fazer coisas apenas para agradar outras pessoas. Sem autoestima, podemos envolver-nos em todos os tipos de coisas, só porque aqueles que nos rodeiam querem fazer algo. Os companheiros não podem obrigar-nos a nosa vestir de uma certa maneira ou de se comportar mal, e também não podem nos convencer a desrespeitar alguém, a fim de impressionar aos outros. A autoestima deve ser equilibrada com respeito por aqueles que nos rodeiam, ou você é apenas um idiota.

A maioria dos anúncios que estão lá fora, parece estar destinado a pais, mas há uma abundância de adultos que gostariam de ter habilidades de defesa e melhorar a autoconfiança e autoestima. O treinamento de artes marciais, sem dúvida, deve fazer-nos melhor em algum tipo de disciplina de combate, mas também no resto não? Como aprender a lutar realmente melhora a autoestima global ou a autodisciplina? Mais especificamente, treinamento marcial realmente melhora apenas habilidades de autodefesa, ou ensinam algo mais?

As artes marciais são frequentemente ensinadas de uma maneira que eu não acho que ele irá contribuir grandemente para o desenvolvimento de qualquer das características do personagem estabelecido acima. Como repetição de técnicas de pé e em fila desenvolve algum traço de personalidade? Mesmo a prática de técnicas e habilidades com os seus pares não necessariamente vai ensinar algo mais do que técnica. É ainda muito possível aprender lições que irão desenvolver um pobre caráter simplesmente treinando técnicas com os colegas.

No treinamento com os pares é muito provável que o tipo de caráter estes tem. Alguém que aprendeu a aumentar a sua autoconfiança abusando os parceiros mais fracos também é passível de abusar de você. Você irá realizar a chave muito forte ou forçar a articulação em uma rotação maior do que é realmente necessária, ou projetar com força e não fazer nada para aliviar a queda. Esta não é certamente o caminho para aprender a respeitar um parceiro, muito menos a si mesmo.

Se o professor é arrogante e desrespeitoso para os alunos, em seguida, os alunos irão aprender a ser arrogantes e faltarem com respeito por aqueles que os rodeiam. Mesmo se o professor não é arrogante ou desrespeitoso, mas permite ao sempai o faça com alunos mais jovens, os alunos aprendem que a arrogância e desrespeito são aceitáveis.

Nas aulas em que os alunos não são tratados com respeito pelos professores, não há nenhuma razão para fazê-lo.
Se o professor é arrogante e desrespeitoso para os alunos, em seguida, os alunos irão aprender a ser arrogante e falta de respeito por aqueles que os rodeiam.
Espera que os alunos aprendam a autoconfiança ou respeito. Os “senhores de si mesmo” não tem medo de cometer um erro. No final do dia, é que vemos ou não a autoconfiança. Um professor que tem autoconfiança e autoestima, da aos alunos respeito individual e espaço para desenvolver a sua própria autoconfiança.

14199169_10210263366210083_4006492602852871388_nHá muitas maneiras que um professor dar aos alunos aulas de mau-caratismo, e, infelizmente, muitas pessoas que ensinam artes marciais não são exatamente um personagem maravilhoso. Eles praticavam artes marciais e ensinavam aos alunos os aspectos físicos da matéria sem aprender nada sobre a maturidade emocional. Os professores podem ser arrogantes e ensinar que qualquer um que não é bom o suficiente deve ser ridicularizado. Estudantes com perguntas difíceis podem ser tratados com condescendência. Todos podem ser abusados, e apenas aqueles que sofrem abusos sem reclamar ou lamentar serão digno. Quando eu penso sobre isso, é como se os maus caminhos para ensinar artes marciais eram muito mais numerosas do que as formas corretas de transmissão de conhecimento.

Há um equilíbrio delicado. Como podemos ensinar autodefesa sem ensinar a intimidar e abusar? Como podemos ensinar a confiança, sem ensino arrogância? Como podemos ensinar os alunos a valorizar outros, enquanto estamos ensinando valor a si mesmos? Como podemos ensinar a confiança sem a arrogância atingi-los?

artes marciais, dojo, dojang e tem que ter tempo para enfatizar algo mais do que apenas a violência crua ao treinar. No dojo de judô onde eu amo treinamento, dicas de segurança para trabalhar no interesse mútuo, e promover o respeito entre os companheiros de treino são tão prevalentes em uma parte do discurso, como sugestões para melhorar as projeções e chaves mais comuns . Ninguém vai aprender uma lição que não é ensinada. Se uma escola de artes marciais anuncia que ensinam autodefesa, autoestima, autoconfiança e autodisciplina, não devemos ter medo de perguntar “Como ensina isso?”

autodefesa é um conceito jurídico, e se você não sabe o que constitui a autodefesa legalmente pode entrar em todos os tipos de problemas
Se uma escola pretende ensinar autodefesa, ou ensina a resposta adequada e a complexidade de cada situação, ou é direcionado para slogans baratos como “melhor ser julgado por doze do que carregado por seis”. A escola usa um tempo para enfatizar como excepcionalmente deve ser o uso da força, e em que situações seria adequado o uso dela, ou ensinar todos os tipos de técnicas aos estudantes deixando que eles descubram por si mesmos?

Quando uma escola que ensina a autodisciplina pergunte: O que voce ensina é autodisciplina, ou somente a disciplina? Autodisciplina é ser capaz de se concentrar e fazer algo para si mesmo. A escola dá aos alunos o tempo necessário para aprender e trabalhar em coisas por conta próprias, ou a cada momento está sendo programado, dirigido e conduzido por um professor? A não ser que os alunos tenham tempo para si mesmos, eles nunca aprendem a se conduzirem e terem autodisciplina. Ninguém pode aprender a autodisciplina, enquanto a disciplina externa o está apertando e bloqueando. Os alunos precisam de espaço para desenvolver o seu interior, bem como as habilidades físicas mais refinados.

Como a escola ensina ao aluno o respeito por si mesmo? O que é mais importante para mim, como ensinam ao aluno respeito por si próprio e aos outros? Os professores e alunos são modelos de respeito e tratam a todos com dignidade? Ou, ao contrario depreciam e abusam de aos que estão abaixo deles na hierarquia? Os alunos são tratados com louvor adequado e legítimo, ou são criticados gritando-se com eles e degradados quando eles cometem um erro?

Autoestima e confiança em si mesmos estão intimamente relacionados. Os alunos têm a oportunidade de trabalhar em objetivos sem pressão constante de instrutores na condução e pelos colegas? Os alunos têm a oportunidade de falhar? A autoconfiança real vem de saber que você pode fazer as coisas por si mesmo, não de se mover ao longo de uma escala de progressão de faixa com os outros, enquanto parcelas mensais e a taxa do exame são pagas. Não é até que tenhamos experimentado algum fracasso, seguimos em frente para a nossa confiança em nós mesmos e se adquirindo a verdadeira autoestima profunda. Se no exame está tudo definido para que todos sempre passem, ou se os alunos não têm a chance de falhar, não vão desenvolver autêntica autoconfiança e autorespeito. No melhor do casos tem-se a ilusão de que vai ficar tudo bem até que algo surge para testar essa confiança e autoestima, e, em seguida, quebra-la. Confiança genuína pode lidar com contratempos. Autorespeito genuíno não será danificado pelo que vem de fora, já que temos o suficiente para absorver os danos causados ​​pela profundidade da vida.

Se a escola não está trabalhando ativamente, de forma consciente, o ensino dessas lições, provavelmente, não esta ensinando, tampouco de forma passiva. Apesar dos mitos e lendas, bom caráter não é um subproduto automático de treinamento de artes marciais. A publicidade é boa, mas realmente o que os alunos aprendem no dojo de artes marciais?

Texto extraído de aikido en linea: tradução livre do espanhol por Walter Amorim