Bushido

A cultura japonesa do Bushido, o conjunto de ideias que regiam a vida do samurai, era marcada por uma série de práticas e preceitos que a tornam bastante peculiar. Desses preceitos, as sete virtudes são elementares, na medida em que elas estão presentes em diversas manifestações tanto das artes marciais (tradicionais ou modernas), em momentos solenes e em cerimônias religiosas xintoístas e do chá, por exemplo.
Existem pelo menos duas versões de como os valores são colocados e sua respectiva ordem e sua simbologia filosófica. São eles:

1.Yuuki 勇気 ゆうき(coragem e/ou valor , bravura)
2.Jin 仁 じん (benevolência e/ou humanidade, caridade,)
3.Gi 義 ぎ (justiça e/ou retidão, integridade)
4.Rei 礼 れい (etiqueta e/ou cortesia, civilidade)
5.Makoto 真 まこと (sinceridade e/ou honestidade, realidade)
6.Chugi 忠義 ちゅうぎ (lealdade e/ou fidelidade, devoção)
7.Meyo 名誉 めいよ (honra e/ou reputação, glória, dignidade, prestígio)

c-foto-p11
Aplicação de Koshiwaza. Nague: Walter Amorim. Uke: Marcus Montez

Outra versão preconizada por Morihei Ueshiba, o fundador (Kaiso) do Aikidô mostra as sete virtudes na seguinte ordem e significado:

1.Jin 仁 じん (benevolência)
2.Gi 義 ぎ (honra e/ou justiça),
3.Rei 礼 れい (cortesia e/ou etiqueta),
4.Chi 智 ち (sabedoria e/ou inteligência)
5.Shin 信 しん (sinceridade)
6.Chu 忠 ちゅう (lealdade)
7.Koh 公平 こうへい (piedade e/ou fé).

Essas virtudes representadas no hakama atestam a importância que elementos, a princípio, mundanos, para a cultura ocidental, como a vestimenta, eram sacralizados, bem como adereços e utensílios, e evidente as armas do Bujutsu e do Budô, sobretudo a espada (katana), alma e coração do samurai, cuja aspiração era a adoção de uma visão espiritual no desenvolvimento da consciência do ser.

Portanto, se faz necessário que as gerações de praticantes, mais do que entender técnicas e Sarutahikonookamishikishimétodos, devam compreender a cultura e seus símbolos, bem como participar do processo iniciático na arte, para que a associação desse conjunto de idéias incida na compreensão articulada e integrada do que ela significa, e logo, seus verdadeiros mistérios possam ser sentidos e vividos pelo praticante sincero, no trilhar do Caminho.

 
Sarutahiko Ōkami 猿田毘古大神, Guardião do Aikido”