Desequilíbrio e controle do uke: dor e bloqueio esquelético

Morihei Ueshiba finalizando a projeção de shihonage no manual Budo de 1933.

Nota: Este texto tem muito a ver com um conceito que sempre abordo e chamo atenção em minhas aulas. Não confie somente nas finalizações das técnicas ou controle por meio da dor nas chaves. É preciso controlar o uke. Desequilibra-lo. Anular seu ataque. Aikido sem controle não será efetivo. W.A.

 Texto originalmente publicado por Aikido en Línea. Tradução de Walter Amorim.

Princípios e técnicas do Aikido todos têm um objetivo: desequilíbrio, controle, uke para baixo e imobilizar de maneira mais limpa possível. Agora, como podemos conseguir isso? Qual é o caminho “aiki” para faze-lo?.

Neste artigo não quero falar apenas do kuzushi, que temos falado alguma coisa, e vamos continuar a falar. Falaremos também sobre como desequilibrar e controlar uke, para que possamos, em seguida, proceder para derrubá-lo e imobilizar. Na verdade, todos estes princípios carregam diferentes abordagens para o mesmo problema. O mesmo é verdadeiro para diversas técnicas, como kote gaeshi, shihonage, iriminage, etc.

Dentro deste quadro geral para a compreensão das técnicas de Aikido, há duas abordagens possíveis. O mais comum, ou pelo menos mais intuitiva, é dor, ou katame waza. Por deslocamento de certas articulações, procuramos evitar uke recuperar o equilíbrio perdido, com a dor impedi-o de se mover, e especialmente, de realizar também qualquer contratécnica, ou kaeshi waza. É algo que estamos acostumados no tatame. Nós aprendemos, sobre tudo com nikyo e sankyo, duas técnicas que apropriadamente na torção do pulso e antebraço, você pode gerar uma dor muito considerável, com a qual podemos controlar uke.

No entanto, isso pode não vir. Com contrações muito fortes, flexibilidade, ou sob os efeitos da adrenalina, álcool ou drogas nos adversários, a dor pode não servir como um obstáculo para seu movimento. Portanto, a partir de diferentes mestres de artes marciais, não só do Aikido, propõe-se a controlar uke com um bloqueio esquelético, ou kansetsu waza. Isto significa que, manipulando seu corpo, coloque-o em uma posição onde ele vai não só estar desequilibrado, mas completamente incapaz de se mover. E sem dor, mas porque temos “quebrado” a estrutura do atacante, impedindo seus movimentos ou a aplicação de uma força que pode contrariar o nosso movimento, controle e / ou derrubada.