Entrevista com Takako Kunigoshi Sensei

Foto histórica de kunigoshi sensei
Foto histórica de kunigoshi sensei

No Aikidojournal, Stannley Pranin fala-nos de Takako Kunigoshi Sensei, que foi a primeira professora de Aikibudo. Esta senhora também é muito conhecida por ter desenhado o primeiro livro de O’Sensei, “Budo Renshu”. Takako Sensei estava a estudar na Universidade Feminina para as Artes Clássicas quando entrou para o Aikibudo.

Sendo uma artista, começou a desenhar as técnicas que aprendia com O’Sensei depois de cada aula. Pedia então aos seus colegas para posarem fazendo as técnicas que O’Sensei tinha ensinado durante a aula, enquanto esboçava um desenho rápido. Um dia O’Sensei voltou atrás e perguntou, “O que estão fazendo?” Em vez de ficar zangado por estarem catalogando suas técnicas, O’Sensei começou ele próprio a posar para os desenhos. Kunigoshi Sensei teve muito trabalho e uma grande responsabilidade.

Budo Renshu, desenhos pela Srª Kunigoshi

Tanto mulheres como homens, deveriam estudar a entrevista desta senhora, além de dezenas de outras, para melhor aprender a história do Aikido.

A entrevista a seguir com a Sra. Takako Kunigoshi ocorreu no dia 26 de agosto de 1981, em sua casa na área de Ikebukuro Tokyo . Kunigoshi Sensei é um professor de tanto arranjo de flores e cerimônia do chá.

Edição: Kunigoshi Sensei, quando foi que você começou a se envolver em Aikido?

Eu comecei em janeiro de 1933, o ano em que me formei na escola. Eu fui capaz de continuar até um pouco antes dos ataques aéreos começarem em Tóquio (2a guerra). Ao mesmo tempo eu tinha sido convidado para ensinar auto-defesa para funcionárias de uma empresa situada próximo ao famoso Kaminari Mon do Templo Asakusa no antigo bairro da cidade de Tokyo . Eu fui lá com a neta de Yakumo Koizumi ( o um conhecido escritor do período Meiji ) , a Sra. Kazuko Koizumi , e gostavamos de ensinar juntos. Ela já falecida agora. Após o começo destes ataques aéreos, sempre havia avisos e alarmes, e as coisas estavam ficando um pouco perigosas, então tivemos que parar. Nós nunca tivemos como treinar muito lá .

Editor : Você estava treinando no Ushigome Dojo (atualmente Hombu Dojo ) ?

Sim, isso. Foi o o-sensei que me pediu para ensinar em Asakusa.

Edição: Eu imagino que não havia muitas mulheres entre os deshi naqueles dias.

Havia apenas duas de nós ! A outra mulher era de dois ou três anos mais nova do que eu. Recebia cartões de Ano Novo seus , até poucos anos atrás. Atualmente parece que seu sobrinho está indo para o dojo agora. Mas como você disse, naqueles dias, n~çao iam muitas mulheres treinar . Sempre assim mas, Ueshiba Sensei nunca nos fez sentir diferente, mudando as coisas, “porque você é uma mulher . “

Editor: Quem foi que introduziu-lhe a arte ?

historical-photo-yonekawa_kunigoshi2No meu caso, nunca foi especialmente introduzida por ninguém. Eu fui por minha conta, no meu caminho para a escola de manhã , para a classe de 06:30 . Você por acaso conhece Kenzo Futaki Sensei? Ele era um professor da dieta macrobiótica baseada em arroz integral. Eu costumava ir com ele. Ele já se foi também.

As coisas não eram como são agora, a arte não era tão conhecida. Eu diria que havia cerca de seis ou sete estudantes uchideshi que viviam e dormiam no dojo e, provavelmente, com o mesmo número de pessoas que vinham de casa. Se o uchideshi não estavam acordados ainda não podiamos entrar no dojo e tinhamos que esperar do lado de fora no frio! (risos)

Edição: Quais foram os uchideshi como naqueles dias?

Sr. Yonekawa , o Sr. Shirata , Mr. Funahashi e o falecido Sr. Yukawa . Em seguida, houve uma pessoa que veio de Osaka , cujo nome era Mr. Oku . Talvez fosse o Sr. Yonekawa o mais velho entre nós. No ano passado, ele e eu fizemos uma viagem para a Kasama Inari juntos em nosso participar da cerimônia que foi realizada para marcar o 10 º aniversário da morte de 0- Sensei.

Edição: Cerca de dois anos atrás, ouvimos algumas histórias maravilhosas de Yonekawa Sensei. Lembra- se no momento em que estavam treinando , que o nome ” Aikido ” já estava em uso ?

Acho que naquela época era chamado de Daito Ryu.

Editor: ” Daito- Ryu Aiki- Jujutsu ? “

Acho que foi algo assim porque eu recebi um livro intitulado makimono Daito Ryu. Parece- me que o nome Aikido começou a ser usado um pouco antes da guerra começar . Era quase como se o nome do Aikido fosse pensado para realmente indicar o Daito Ryu. Mais tarde, quando me perguntaram sobre isso, eu sempre respondia que era a tradição da Takeda Sokaku Sensei ( ryu ).

Editor : Durante as sessões de treinamento de Ueshiba Sensei de que forma ele explicava as técnicas de Aikido?

Não importa o que pedíamos a ele, que eu acho que sempre tínhamos a mesma resposta. De qualquer forma, não havia uma alma que não conseguia entender algumas das coisas que ele dizia . Eu acho que ele estava falando sobre assuntos espirituais , mas o significado de suas palavras ia um pouco além de nós. depois, ficávamos por aí e perguntávamos uns aos outros : “Só o que era Sensei estava falando mesmo? ” (Risos).

Editor: Esta é uma cópia do livro intitulado ” Budo Renshu ” . Foi republicado dois ou três anos atrás. Tenho certeza de que você , Kunigoshi Sensei, estão muito familiarizados com ela.

Eu desenhei as imagens para ele. Tinha Mr. Yonekawa ou eu. Tomiki posava para elas. Todos os dias depois do treino eu começava a desenhá-los . Quando alguém estava prestes a sair voando , eu dizia : “Pare! ” E que fazia mais um traço. Em um momento eu dizia: ” Espere só um segundo “, e compreendia mais do que estava acontecendo . Então, mais tarde , na minha casa, eu ia terminando os detalhes. Naturalmente, minha família sempre me perguntou: ” O que diabos você está fazendo? “, enquanto eu estava na frente de um espelho tentando o melhor quanto eu podia. recriar uma certa atitude ou aparência , para minha referência nos desenhos. (risos)

Edição: Sobre quando foi que este livro foi o primeiramente publicado?

budo-renshu-p17Comecei no início de 1933, e foi após cerca de um ano depois que tínhamos o livro, então eu suponho que teria sido em torno de 1934. Estas imagens foram realmente difíceis de fazer ! Eu tinha que fazer tudo duas vezes, você sabe. Mesmo assim eu sempre sentia que havia alguns problemas que ficaram. O segundo livro nunca foi impresso, mas … De qualquer forma , esta versão especial tem os primeiros desenhos.

Edição: Akazawa Sensei teve a gentileza de nos apresentar outro livro chamado ” Budo “, impresso em 1938, que contém fotografias em vez de desenhos .

Eu não estava envolvido nesse trabalho , mas tenho certeza que as fotos são melhores para a maioria das pessoas . Isso foi 1938 ? Vejam como foi o jovem Sr. Kisshomaru ( Ueshiba )!

Editor: Para que razões foi o ” Budo Renshu ” livro impresso em primeiro lugar?

No começo eu comecei a desenhar as imagens assim que eu me conseguia lembrar as técnicas. Embora em determinados dias , por exemplo, podia ter sido ensinado ikkajo e nikajo pelo tempo que eu estava fora do dojo ou eu mal conseguia me lembrar deles, assim eu ia assistir a outras pessoas e esboçar apenas o suficiente para que eu pudesse entender o que estava acontecendo. Então, um dia o dono de uma loja de doces na área de Yotsuya ( do centro de Tóquio ), um homem chamado Mr. Takamatsu, apareceu e disse: “Ei , você está fazendo uma coisa boa com essas ilustrações. Por que não elaborar um pacote delas para mim também? ” Eu respondi que essas imagens só tinham sido elaboradas a partir da memória e não eram algo para que outras pessoas vissem. Pelo que ele disse: ” Bem, então, eu vou encontrar alguém (um parceiro de treino ) e nós vamos posar para você.”

Isso é como tudo foi indo bem no começo . Enquanto estávamos trabalhando neles, Ueshiba Sensei olhou para eles e gentilmente nos deu sua aprovação pessoal. Depois disso, o projeto tornou-se mais e mais de uma tarefa formal e com  Sr. Yonekawa fazendo este ou aquele movimento. “Não é exatamente isso”, o-sensei gritava (risos). Por um tempo, no começo, eu quase não tinha mais que 10 minutos de treinamento em cada hora de aula, porque eu tinha que sentar-me, assistir de perto e tentar captar cada uma das formas em minha memória para uso posterior.

Edição: Você se lembra de quantas exemplares foram impressos?

Bem, essa é uma boa pergunta …. Eu não tinha nada a ver com essa parte. Talvez o Sr. Yonekawa seria o único a se perguntar sobre isso. De qualquer forma, foi dado apenas para aquelas pessoas que já dominavam o básico até um certo ponto. Sensei sempre nos lembrou que ” Se alguém que acaba de entrar no dojo tentar treinar com isto, vai ser ferido, por isso nunca deve mostrar isso para um novato.”

Editor : Quem escreveu as explicações que acompanham suas ilustrações?

Eu acho que um amigo do Mr.Takamatsu escreveu para nós. , em outros casos ( Ueshiba ) Sensei. Eu gostava de sentar-se junto ao Sensei que iria me mostrar se ” a mão direita deve ser assim “, ou dizer: ” Mais como este”, e , desta forma, construímos as ilustrações juntos.

Editor : Há um grande número de técnicas neste livro. Quanto tempo o trabalho tomou?

Eu não acho que ele nos tomu um ano . Houve momentos em que 0 -Sensei de repente dizia: ” Isso é o suficiente por hoje “, e nós simplesmente desistiamos. Nada seria feito se ele não tivesse vontade de trabalhar nele.

Takako Kunigoshi

Takako Kunigoshi Sensei - Abril de 1982
Takako Kunigoshi Sensei – Abril de 1982

Takako Kunigoshi entrou no Kobukan Dojo em 1933, pouco antes de sua formatura da Universidade Feminina de Belas Artes do Japão. Um dos poucos estudantes do sexo feminino no dojo, ela treinou a sério, e ganhou o pleno respeito tanto de Ueshiba Sensei, quanto dos uchideshi. Uma artista habilidosa, Kunigoshi fez as ilustrações técnicas para o livro de 1934,  Budo Renshu, que foi dado a alguns alunos, em vez de uma licença de ensino. Kunigoshi mais tarde treinou no dojo particular do Almirante Isamu Takeshita por vários anos, e ministrou cursos de auto-defesa para vários grupos de mulheres. Depois da guerra, Kunigoshi não retomou seu treinamento no aikido. Após sua aposentadoria na arte, ela ensinou a cerimônia do chá japonesa em sua casa em Ikebukuro, Tokyo, por muitos anos.

Segundo Stanley Pranin, ela era uma senhora encantadora, idosa, mas com um comportamento animado, e muito entusiasmada em recordar os dias de Morihei Ueshiba do Kobukan Dojo. Ela é a única grande figura feminina do aikido pré-guerra, que teve um papel de destaque na história da arte. Kunigoshi Sensei era muito respeitada por seus colegas do sexo masculino no Kobukan Dojo. Ela será para sempre lembrada pelas ilustrações que ela desenhou o Budo Renshu, livro que retrata as técnicas ensinadas no dojo na época, e que revelam uma forte influência do Daito-ryu Aikijujutsu de Sokaku Takeda.