KAMAE e MAAI

kamae1
Kamae demonstrado por Kishomaru Ueshiba

Textos de Kishomaru Ueshiba Tradução: Rubens Caruso Jr.

KAMAE:
O Aikido não possui Kamae, sendo que isso não significa necessariamente que se possa assumir qualquer postura. O que deve ficar claro é que as posturas dentro do Aikido são consideradas naturais, ou seja, que proporcionam uma base direta para qualquer movimento que se queira executar. Esta postura natural é fundamentada, segundo o Falecido Doshu Kisshomaru Ueshiba, no conceito de Sankaku Tai (Forma Triangular).

Devemos lembrar de manter o corpo em uma postura de Hanmi(Meio Corpo). O peso deve estar bem distribuído, e a postura deve proporcionar liberdade para se executar qualquer movimento.

MAAI:

Pode-se relacionar este conceito a melhor distância para a execução de uma técnica específica. Esta distância é basicamente relativa ao espaço existente entre os praticantes, mas o conceito de Ma-ai é muito mais abrangente sendo que envolve tanto o posicionamento físico como o mental. Basicamente existem três formas de Ma-ai:

° Itto Issoku Ma-ai (Ma-ai Grande – Os praticantes estão separados por aproximadamente 33 Cm) Essa medida é aferida tomando-se as mãos mais a frente dos parceiros. Em caso de se estar segurando um Bokken a medida é feita pelas pontas.

° Toi Ma-ai (Ma-ai Médio – Os praticantes chegam a tocar as mãos) Esse Ma-ai é assumido com armas quando a Kissaki(ponta) dos Bokken se tocam.

° Chikama Ma-ai (Ma-ai Curto – Os praticantes chegam a cruzar os braços devido a distância curta entre ambos) Esse Ma-ai é assumido quando os Bokken dos parceiros se cruzam, aproximadamente um terço do Bokken.

kamae2
A aplicação correta do maai é de suma importancia para todas as artes marciais. Mormente para o aikido.

“Quando você está de frente para seu oponente e combate a distância, a distância ideal é aquela na qual você pode mover-se livremente. O movimento da mente, o fluxo do Ki, o espaço existente entre os dois oponentes e as direções de seus movimentos, estão intimamente relacionados com o Ma-ai.

Na prática do Aikido, se considera a distância correta quando as mãos dos praticantes chegam a tocar-se. Contudo, o Ma-ai correto variará segundo as posições relativas de ambos. Basicamente, existem duas combinações de posições possíveis. São: AI-HANMI ou Posição Obliqua Mútua, quando os dois estão em pé na mesma posição, seja na posição obliqua direita ou na posição obliqua esquerda, e GYAKU-HANMI, na qual um está de pé com o lado direito à frente e o outro está com o lado esquerdo.

Para se estabelecer um correto Ma-ai, devemos assumir e manter uma relação indiferente frente ao oponente. Aproveite-se do ambiente, tire proveito da luz do sol ou de uma janela, uma marca no solo ou outras circunstâncias, e atraia o adversário para dentro de seu Ma-ai. “