Mensagem de fim de ano 2015

grupo1Todo final de ano prometemos muita coisa para se realizar no ano que chega. Mas no balanço do ano vimos que realizamos? Qual a diferença entre realização e sonho? Se você não realiza, daqui a exatamente um ano, estará de novo fazendo as mesmas promessas. E amargando as mesmas frustrações. O mundo é movido a sonhos. Só que mais alguns passos são necessários para a realidade. Sonhos – decisão – ação – realização. Comece hoje, mesmo!

Aliás, projetos nada mais são que sonho com data marcada. Empreender sonhos não é obra do acaso. Requer gestos conscientes.

grupo2Se este ano assim não foi, em 2016, seja diferente. No aikido, se não começou, comece! Se está parado, retorne! Não jogue fora seu sonho. Falando em sonho: Em 2015 fizemos 10 anos.

O orgulho de atingir 10 anos é difícil esconder, afinal falei disso varias e várias vezes! rs …e quis muito enfatizar isso. A alegria de ter todos os meus alunos sonhando e realizando junto comigo esses anos todos! Quando começou o ano, tinha intenção de fazer grandes comemorações. Um grande seminário. Uma grande festa. Algo assim.  Mas a forma de comemoração veio de forma muito mais sutil e agradável…

Varias boas conquistas marcaram nossos 10 anos ao longo de 2015. Sim, fizemos nosso seminário e foi um sucesso a meu ver.
grupo3Mas outras coisas muito legais aconteceram. A chegada de novos alunos e membros do grupo, como sempre. Mas que deve ser comemorada também sempre. Mais uma vez foi marcante essas novas presenças e mostrou a confiança do “sangue novo” no trabalho que conduzimos. Mas “o novo’ e a “mudança” estiveram presentes todo o tempo. Como que para provar que ao completar 10 anos, o grupo se renova, permanece. Apesar das dificuldades e obstáculos.

irimi-nagueEm março, depois de uma demorada negociação com a proprietária do imóvel de nosso dojo central, acabamos por sair desse nosso antigo dojo que estávamos por mais de 2 anos. Nossa primeira oportunidade a frente de um espaço. Depois deste tempo, a contragosto, tivemos que ir para um lugar menor, mas que estava muito melhor conservado em contrapartida. Mas antes de terminar o ano, agora em novembro, nova mudança. O motivo foi que este pequeno dojo rapidamente se tornou muito menor com o crescimento do grupo. Mais após muito trabalho a solução surgiu: Dessa vez fomos para um lugar que juntou o melhor dos dois anteriores: Um bom espaço, lembrando o que tínhamos no velho casarão, em frente ao colégio militar; e a arrumação e conservação ao estilo do dojo menor, que estávamos antes. Até mais conservado ainda. E de novo bem em frente ao colégio militar e bem próximo ao antigo casarão. Considero uma grande vitória para o grupo ter este novo espaço, que amplia conforto e possibilidades.

Ainda lá no início do ano recebemos de Yamada sensei a promoção a 4o dan, com muito orgulho. Uma nova etapa e responsabilidade.

grupo4Também outro fator, é que ocorreram, ao longo do ano, várias visitas de pessoal “de fora”. Pessoas alunas de amigos meus, que foram por estes indicadas. Outros que de férias na cidade, muitas vezes elegeram o dojo para manter seus treinamentos, inclusive até de preparação para exame de yudansha. Isso evidencia a confiança no trabalho. Confiança essa que parece que foi sempre renovada a medida que conseguiram seus objetivos com a visita. A confiança parece que vai se estendendo além do grupo. Agradeço muito e parabenizo a todos que são parte integrante de nosso estudo mantendo o grupo consistente.

Muito bom também ter conseguido que algumas pessoas as quais muito me agradaria  estreitar amizades e trabalho no aikido, fossem aparecendo.

Tivemos novos alunos se graduando, e bem ao ponto necessário, mantendo a fé na renovação e continuidade do trabalho.

Mas o que marca estes 10 anos? No balanço geral estas pequenas conquistas foram solidificando e marcando uma década de trabalho da Ganseki Kai.

trow1 E o que será que nos aguarda em 2016? Tenho conversado um pouco dentro da sansuikai; com os alunos, e com colegas em geral. Esperamos coisas boas no próximo ano. Mas, muito mais do que desejo, temos planejado concretamente, dentro do possível, para que elas aconteçam. Temos sonhos e decisão. Nos empenharemos mais uma vez para a ação ocorrer. E a consequente realização. Temos confiança que os alunos se farão presentes e nos ajudarão.

Continuaremos contando com o trabalho de todos e com a vontade de evolução pessoal de cada um. Só assim também continuará a Ganseki Kai a evoluir e caminhar com sucesso para os próximos 10 anos. Alunos e amigos: Somos todos Ganseki Kai. rs rs

Entraremos em recesso neste dia 22 e retornaremos aos trabalhos no dia 4/1/2016. Domô.

grupo7