Nelson Miranda

Sensei Nelson Miranda em 1990

 

Sensei Nelson de Miranda: Começou no aikido nos anos 70, em 1975, em Niterói com Sensei Shikanai, presidente da “Aikido Rio de Janeiro”. Foi seu aluno direto até a saída do Sensei  Shikanai do Rio em 1985 para Belo Horizonte, por problemas familiares. Sensei  Shikanai até hoje lidera o grupo, sendo este conduzido mais diretamente aqui no rio de Janeiro pelo seu aluno Bento Guimaraes, que junto ao Sensei Pedro Paulo,  são os mais antigos alunos de Shikanai  Sensei no Rio.

No dojo de Niterói, onde Shikanai lecionada e morava, ingressaram na mesma época de Sensei Nelson, Antonio Augusto, Alberto Ferreira e Carlos Nogueira.

Sensei Nelson possui mais de 35 anos de prática e foi nosso primeiro professor de aikido. É nosso amigo até hoje, onde convivemos em treinos conjuntos de nosso dojos e também em encontros organizados por outros amigos de outras organizações que não a nossa ou de seu dojo.

Muitas vezes, apesar de muitas outras influências terem sido grandes em nossa formação, nos referimos muito mais a ele em nossos dojos. Sensei Nelson é o que um Sensei deve ser: Um exemplo. E um amigo de seus alunos. Podem-se citar alguma vez como aikido pode ter sido assimilado em conduta e técnica por alguém, certamente ele será sempre lembrado.

 

Sensei Nelson Miranda e  Walter Sensei – setembro de 2011