O Aikido

AIKIDO pode ser traduzido “o caminho da harmonia da energia” e é um gendai budo — uma arte marcial japonesa moderna. Os praticantes de Aikido são conhecidos como aikidocas. Foi desenvolvido entre as décadas de 1920 e 1960 por Morihei Ueshiba, a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam de Fundador ou Ô-Sensei (Grande Mestre). Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais. Pode-se dizer que, tecnicamente, a maior parte do Aikido é derivada do Daito-ryu Aiki-jujutsu, uma forma de jujutsu com muitas técnicas de articulação, e do kenjutsu, uma antiga e tradicional escola japonesa da técnicade espadas.  O Aikido é uma arte marcial espiritualizada que não tem competições e cujo treinamento procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Considerada essencialmente defensiva, baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Os ataques são neutralizados através da absorção da energia do atacante, que é então incorporada ao movimento de defesa. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokuto (espada de madeira), jo (bastão) e tanto (faca de madeira).

SIGNIFICADO

O nome Aikido é formado por três caracteres japoneses, que podem ser traduzidos como união (ai), energia universal (ki) e caminho (do). Então Aikido pode ser traduzido como “o caminho para a união com a energia universal”. Outra interpretação comum dos kanji é harmonia, espírito e caminho, assim aikido pode significar “o caminho da harmonia espiritual”. Ambas as interpretações chamam a atenção parao fato das técnicas do Aikido serem feitas para dominar um atacante, controlando e redirecionando sua energia, ao invés de bloqueá-la. Como dito anteriormente, Morihei Ueshiba desenvolveu o Aikido, do ponto de vista da técnica, também a partir do Daito-ryu Aiki-jujutsu, incorporando no treinamento movimentos da lança (yari ou sojutsu), jo e provavelmente também a baioneta (juken). Porém, sem dúvida alguma, a arma que teve mais influência foi a espada (katana), que nos treinos diários é substituída pelo bokken. Pode-se dizer que um praticante de Aikido é um espadachim que anda com as mãos vazias. Os ataques com as mãos (shomenuchi e yokomenuchi) originam-se dos ataques com armas, e as técnicas de defesa aplicadas são muito semelhantes às técnicas de defesa contra ataques armados. Algumas escolas de Aikido não têm nenhum tipo de treinamento com armas. Outras, como a Iwama Ryu, utilizam muito tempo com o bokken, jo e tanto. Em alguns dojos, todas as técnicas são praticadas tanto em situações com armas quanto sem armas. Está última é a nossa vertente, onde trabalhamos a todo tempo a correlação dos movimentos sem armas com os movimentos de armas ou buki waza.

A TÉCNICA

O Aikido incorpora uma grande quantidade de técnicas que usa o principio da energia e movimento para redirecionar, neutralizar e controlar um atacante. Como as técnicas do Aikido permitem aos praticantes se moverem bastante durante o treino, muitas pessoas entendem que o Aikido é  eficiente em situações com muitos atacantes simultâneos. Em um nível mais elevado, o Aikido pode ser utilizado para uma pessoa se defender sem causar ferimentos graves ao agressor ou para si mesma. Se praticado corretamente, o tamanho e a força das pessoas não são importantes para que a técnica seja eficaz e eficiente. O Aikido é considerado uma das artes marciais japonesas mais difíceis de se conseguir proficiência. O aspirante a praticar esta arte marcial deve ter isto em mente e saber que sua perseverança e autocontrole terão de ser trabalhadas todo o tempo. Entretanto os ganhos obtidos com a prática ao longo dos anos são imensamente positivos. Mais do que praticar, ingressar no mundo do Aikido, se bem orientado, se torna uma escolha pessoal que irá mudar muito a você.

TREINAMENTO

Os métodos de treinamento variam de organização para organização, e até mesmo entre dojos dentro de uma mesma organização. Os treinos são feitos através de “técnicas mútuas”, em que o foco de quem recebe um ataque está em entrar e assimilar (harmonizar-se, misturar-se, adaptar-se, transformar-se com) o ataque, mas não em competir com a força do oponente. O uke (pessoa que recebe a técnica) normalmente inicia um ataque contra o nage (pessoa que aplica a técnica, também pode ser chamada de tori), que o neutraliza utilizando uma técnica de Aikido. O uke e o nage têm papéis igualmente importantes. O papel do uke é ser honesto e comprometido no seu ataque, usar o posicionamento de seu corpo para se proteger e aprender (descobrir) a técnica adequada naquele instante através do sentimento de desequilíbrio físico causado pela técnica do nage. O papel do nage é misturar-se com o uke e neutralizar seu ataque sem deixar nenhuma abertura para outros ataques. Ao mesmo tempo, o nage estuda como sentir-se “centrado” (com o peso do corpo balanceado, equilibrado) durante a aplicação da técnica. Por isso os aikidocas devem praticar nas duas posições, como uke e como nage, para que aprendam corretamente o “sentimento” da técnica. Movimento, lucidez, precisão, distância e tempo certo são todos importantes para a execução das técnicas, ao mesmo tempo em que os estudantes progridem de exercícios rígidos e pausados para movimentos mais fluidos e adaptativos. Eventualmente os estudantes participam de ju-waza (técnica livre) e/ou randori (muitos atacantes), nos quais os ataques são menos previsíveis. Muitas escolas empregam também a forma de treinamento kaeshi-waza, na qual o uke fica o tempo todo procurando brechas na técnica do nage e procura aplicar um contra-ataque.

O-Sensei não permitia competição durante o treinamento porque algumas técnicas são consideradas muito perigosas e porque ele acreditava que a competição não desenvolvia boas características nos praticantes. A grande maioria das escolas de Aikido continuam esta tradição.

DEFESA

As técnicas de Aikido baseiam-se, na maior parte, em manter o oponente desequilibrado e em aprisionamentos de articulações. Muitas das técnicas podem ser classificado em técnicas de arremesso (nage-waza) ou técnicas de controle (katame-waza), dependendo da situação. O movimento irimi (entrada) e o movimento tenkan (giro, esquiva) são muito utilizados nos conceitos do Aikido. Manipular o equilíbrio do uke é chamado de “tomar o centro do uke”. Algumas vezes se diz que o Aikido contém apenas defesas, e que os ataques praticados não são realmente Aikido. De um ponto de vista histórico, isto é discutível, mas muitos (senão quase todos) aikidocas costumam focar a defesa como o foco do treinamento.

ATAQUE

Embora ataques sejam raramente estudados à mesma profundidade que em artes de natureza mais agressiva, bons ataques são necessários para que se possa estudar a aplicação correta e eficiente da técnica.  Ataques “honestos” são importantes, apesar de haver discussões em torno de o que é um ataque honesto. Ataques de Aikido usados nos treinos comuns incluem “pancadas” direcionadas e “pegadas” (aprisionamentos), como o shomenuchi (uma pancada “reta” na cabeça), yokomenuchi (uma pancada lateral na cabeça ou no pescoço), men tsuki (soco reto), ryotetori (pegada com as duas mãos) ou katatetori (pegada no ombro). Muitos dos golpes que terminam com uchi lembram ataques originados da espada ou de outras armas. Às vezes usam-se chutes, mas normalmente eles não fazem parte do currículo básico. Entretanto o treino de uma escola avançada de Aikido deve ir além do currículo básico, quando o praticantes já estiverem preparados para tanto. A maior parte das técnicas pode ser usada em “resposta a um ataque”, e muitas escolas usam este princípio como a forma básica de treino. Os iniciantes também tendem a trabalhar com técnicas executadas em resposta a uma pegada. Aliás, as pegadas são consideradas boas para a prática básica porque a conexão com o uke é muito clara e forte, e é mais fácil “sentir” a mecânica dos corpos e das linhas de força

ARMAS

Os treinamentos com armas no Aikido normalmente consiste no jo (bastão curto de madeira) e bokken (espada de madeira) e/ou tanto (faca de madeira). Muitas escolas, mesmo sem serem da escola de Morihiro Saito, utilizam seu sistema de treino com armas: aiki-jo e aiki-ken. Este sistema contém kata sozinho com jo ou com o bokken, e exercícios dois a dois com jo e bokken. Em outras escolas, são comuns técnicas dois a dois em forma de kata com bokken derivadas de antigas escolas de espadachins. Poucos professores de Aikido desenvolveram seus próprios sistemas de armas, como o “aikido de duas espadas” de Mitsugi Saotome. Há ainda os exercícios com tanto (faca de madeira). Nem todos os dojos trabalham ou até mesmo conhecem todos estas técnicas. O Ganseki Dojo trabalha todas estas variantes. Isto por dois simples motivos: primeiro, por entender ser fundamental a prática de armas para o “fortalecimento” da técnica e , segundo, por ser infelizmente um dos poucos Sensei do Rio de Janeiro que teve a oportunidade de travar conhecimento com as armas do Aikido desde o início da prática. Este desenvolvimento é muito difundido entre o grupo mais antigo de Aikido do Rio de Janeiro, de Shikanai Sensei, onde iniciamos a prática. Por meio de Sensei Nelson Miranda, nosso grande mentor, iniciamos não só o estudo das armas do aikido, como do Jodo. Outros Sensei também foram importantes nesse desenvolvimento, destacando-se Gaku Homma sensei, Luc Leoni e Severino Sales. Este foco se mantém ainda hoje no trabalho desenvolvido no Ganseki Dojo totalmente alinhado com a tradição do Aikido.

VESTIMENTA

O Aikido usa um keikogi (roupa de treino) similar à maioria das outras artes do budo moderno: calças simples com, jaqueta, normalmente branca. O keikogi acompanha o hakama, que é uma calça bem larga e cheia de pregas usada por cima da calça comum. O hakama é normalmente preto ou azul escuro. Na maioria dos dojos, o hakama é reservado para praticantes com nível dan (faixas-preta), mas muitos dojos pedem que todas as pessoas usem hakama. Em certos dojos, não se usa hakama, e em outros usa-se hakama a partir uma certa graduação (mesmo sem ser faixa-preta). Em outros, as mulheres podem usar hakama mais cedo que os homens. O obi  (faixa) é enrolado duas vezes ao redor do corpo, da mesma forma que no judô e no karatê. Em alguns sistemas usam-se faixas de muitas cores (similar ao judô), mas o mais comum no mundo é que os dan utilizem faixa-preta e os kyu (pessoas que não tem nível dan), faixa branca. Em alguns dojos é comum até mesmo utilizar a mesma cor de faixa para kyu e para dan. O nosso sistema de faixas utilizado está descrito em outro artigo em nosso site.

ESPIRITUALIDADE

O final “do” na palavra Aikido indica um caminho espiritual, diferente do final “jitsu” na palavra aikijujitsu, que indica um sistema de técnicas. Muitas pessoas vêem esta diferença tão importante quando a que há entre iaijutsu e iaido, jujutsu e judo, e kenjutsu e kendo.

Ueshiba ensinou que, enquanto era importante tornar-se fluente na técnica física, este não é o maior objetivo do treino. Ele ensinou que os princípios ensinados na técnica física são universais e devem ser aplicados a todos os aspectos da vida da pessoa. Uma vez ele comentou que ele estava ensinando aos alunos não como se moverem com seus pés, mas como se moverem com suas mentes.

Ki

Ki é normalmente traduzido pelos aikidocas como o “poder da respiração”, “força”, “energia”, ou as vezes até como “alma”. Este “ki” é ao mesmo tempo o “qi” de qi-gong, mas não é o mesmo que “chi” de tai-chi. Quando um aikidoca diz que alguém (normalmente um professor de alta graduação) está treinando com muito ki, ele geralmente quer dizer que a pessoa em questão desenvolveu um alto nível de harmonização durante a execução da técnica.

Deixe uma resposta