Os Estágios no Treinamento

1.Keiko

Significa treinar ou praticar. Este é o estágio em que os movimentos essenciais são aperfeiçoados pela repetição lenta, esmiuçando o kata em suas partes e detalhes, compreendendo como as técnicas trabalham em uma situação da luta. Com esta prática, o ryusha (praticante de um estilo) começa a compreender os princípios de Metsuke (corrigir o uso dos olhos), de Seme (que pressiona ou que empurra) a fim controlar o oponente, de Maai (noção de distância de combate) e de sincronismo. Este tipo de  estudo é realizado por aproximadamente cinco anos da prática regular. Simultaneamente, aproximadamente do terceiro ou quarto ano em diante, o ryusha começará a prática de Tanren.

2. Tanren

Significa forjar, da mesma maneira que uma lâmina da espada é forjada, com trabalho duro e suor, e em muitas horas de dedicação; amalgamando-se os elementos duros e suaves no corpo, na mente, e no movimento, quando a espada ganha sua força a partir do aço duro e suave. O estudante pratica cada vez mais sem se preocupar com a exatidão dos movimentos (embora devam permanecer corretos e eficazes) e repete o kata sem interrupções com um sentimento de Shinken Shobu (uma luta à morte com uma espada real).
Durante esta fase a postura melhora, os movimentos tornam-se mais naturais e as técnicas tornam-se mais eficazes e menos previsíveis pois o sincronismo é melhor controlado . Enquanto a confiança aumenta e Ukemi (rolamento) se afia, o treinamento passa para a fase chamada Renshu.

3. Renshu

noma-dojo-technique-sequencRen significa lustrar, aperfeiçoar pela prática continuada do keiko e tanren. Significa também lustrar o espírito e o caráter com as exigências do detalhe e da interpretação. Isto produz um Renshi, que é a pessoa cujo desempenho e caráter estejam lustrados pelo treinamento. Após este estágio, as ações tornam-se mais lentas e mais suaves, parecendo ser menos eficazes – mas a técnica vem da eficiência refinada, não da força – até o momento em que a espada estiver cortando realmente, e o restante do corpo relaxado, mas constantemente ciente e alerto na mente.