Posturas Básicas – Kamae

Kamae

Todos os movimentos naturais e flexí­veis do Aikido tém sua origem em posturas corretas. Pode muitas vezes não possuir Kamae, sendo que isso não significa necessariamente que se possa assumir qualquer postura. As posturas básicas são conhecidas como Shizentai(natural), Hidari Kamae(esquerda), Migi Kamae(direita) e a posição sentada que será explorada em okamae1utro momento. Estes Kamae direito e esquerdo também são chamados Migi Hanmi(posição oblíqua direita) e Hidari Hanmi(posição oblíqua esquerda). A posição mais natural para nós é normalmente em pé, com o corpo confortavelmente equilibrado em uma posição da qual podemos nos mover tanto para a esquerda quanto para a direita.kamae2

O que deve ficar claro é que as posturas dentro do Aikido são consideradas naturais, ou seja, que proporcionam uma base direta para qualquer movimento que se queira executar. Esta postura natural é fundamentada, segundo o Falecido Doshu Kisshomaru Ueshiba, no conceito de Sankaku Tai (Forma Triangular).

Devemos lembrar de manter o corpo em uma postura de Hanmi(Meio Corpo). O peso deve estar bem distribuí­do, e a postura deve proporcionar liberdade para se executar qualquer movimento.