Que aikido voce pratica?

Por Stanley Pranin
Tradução livre de Walter Amorim

O mundo de hoje do Aikido tem o carimbo do segundo Doshu Kisshomaru Ueshiba mais do que qualquer outra pessoa. Não há outra figura que é mais influente, nem mesmo o Fundador Morihei Ueshiba. Eu percebo que, para muitos dos fiéis alunos do aikido, esta será uma afirmação chocante. Permita-me dar mais detalhes.

Primeiro de tudo, aikido é uma fenômeno pós-Segunda Guerra Mundial. Morihei Ueshiba e sua arte marcial incipiente eram conhecidos principalmente nos círculos de artes marciais, e não pelo público em geral, antes da guerra. o que se tornou hoje o Aikido foi moldado principalmente pela família Ueshiba através dos auspícios do sistema Aikikai Hombu Dojo depois de 1955.

O árbitro desse processo de divulgação e o conteúdo do aikido Aikikai  não é outro senão Kisshomaru Ueshiba, filho do Fundador. Em 1942, Kisshomaru assumiu o controle operacional do que se tornaria o Aikikai na tenra idade de 21 anos. Morihei tinha se retirado para Iwama,  a Segunda Guerra Mundial grassava e Tóquio estava sendo bombardeada. Kisshomaru foi empurrado para uma posição de liderança, enquanto era um estudante universitário posição para a qual ele foi mal-preparado. Ele continuaria ininterruptamente como chefe do Aikikai, a maior organização mundial de aikido, até seu falecimento em 1999.

O Aikikai mal estava funcionando como uma entidade após a guerra até por volta de 1955. Durante esse período, Kisshomaru estava simplesmente tentando segurar os restos da estrutura do aikido juntos até tempos melhores chegarem, sem pensar muito na direção futura da arte. Na verdade, ele foi obrigado a manter um emprego em tempo integral em uma empresa de títulos para o próprio sustento e do Aikikai dojo.

Mais tarde, como o Aikido começou a reunir um pouco de atenção entre o público em geral, foi Kisshomaru, com aconsultoria de um grupo de anciãos e outros pares, que gradualmente começou a moldar as políticas que levariam a um crescimento constante, se não espetacular, do aikido.

A Aikikai adotou uma série de medidas a partir do final dos anos 1950 que logo garantiriam o seu sucesso. Isto incluiu o estabelecimento ramos de uma crescente rede de dojos de aikido, e de clubes de aikido em universidades e empresas em todo o Japão. Além disso, o Aikikai despachou um fluxo de instrutores japoneses leais à organização-mãe para locais-chave nos principais países estrangeiros. Muitos deles, por sua vez, criaram grandes organizações de aikido no exterior.

Kisshomaru e Koichi Tohei também publicaram uma série de livros no início dos anos 1960 que foram traduzidos para o Inglês e outras línguas européias. Estes trabalhos apresentaram um quadro técnico e teórico do aikido para uma audiência mundial e estabeleceu a Aikikai como a autoridade central da Arte.

Embora tenha sido uma grande trajetória de vida de muitas maneiras, o papel do pós-guerra de Morihei foi principalmente simbólico, não sendo ele um tomador de decisão nos assuntos da Aikikai. O-Sensei foi bastante irascível, por natureza, e muitas vezes crítico de práticas de ensino da Aikikai. Conseqüentemente, ele foi em grande parte marginalizado e encorajado a ausentar-se do Hombu. Ele passou grande parte de seu tempo viajando para se encontrar com amigos e alunos, e em sua casa de campo em Iwama. Desta forma, ele seria menos um impedimento para o bom funcionamento do dojo.

Rapidamente, várias décadas mais tarde e voltamos os olhos para o presente estado da arte. Obviamente, estou me concentrando na rede Aikikai em todo o mundo, que supera o número de organizações menores de aikido que existem; em tamanho e influência.

De forma coletiva, a organização Aikikai consiste de várias dezenas de milhares de escolas espalhadas por todos os cantos do globo, em seus diversos países. Que eu saiba, nenhum levantamento preciso do número real existe, mas vamos adotar a arbitrariamente que temos de um a dois milhões de praticantes, para dar uma idéia do escopo da arte.

O currículo seguido nessas escolas é amplamente baseado em muitos  livros técnicos de Kisshomaru Ueshiba, emitidos ao longo de um período de 40 anos. A maioria foi publicada pela Kodansha, a maior empresa de publicação do Japão , em japonês e Inglês, e várias línguas européias. Filho de Kisshomaru, o presente Doshu Moriteru Ueshiba, continuou inabalável na produção de livros similares, mesmo antes da morte de seu pai.

As políticas administrativas do Aikikai foram formuladas e aperfeiçoadas por Kisshomaru, e seus conselheiros, ao longo dos anos. Isto inclui os procedimentos de classificação dan, e estruturas de custos de acompanhamento, que constituem a principal fonte de receita da organização.

Na década de 1980 e 90, Kisshomaru desenvolveu uma postura neutra em relação a aceitação de organizações externas pelo  grupo Aikikai. Isto incluiu a reintegração de grupos que já haviam se separado da Aikikai no momento da demissão de Koichi Tohei em 1974. Esta é uma política para a qual ele tem sido justificadamente elogiado.

Outra esfera de influência em que Kisshomaru era dominante é na formação da imagem de seu pai, Morihei Ueshiba, para o “consumo geral”. Através de sua biografia amplamente lida davida de Morihei intitulada em Inglês, “Uma Vida em Aikido,” Kisshomaru estabeleceu uma versão oficial da história do aikido que tem sido utilizada como fonte primária por muitos escritores posteriores.

Além disso,  Kisshomaru deu uma visão da reformulação espiritual de O-Sensei, em uma linguagem que fosse acessível a cultura japonesa moderna, e uma audiência  internacional de leitores. Isto foi conseguido, por se dizer, expurgando a maioria das imagens esotéricas do Shinto que Morihei usada em seus discursos e palestras. Mais uma vez, o veículo foi uma série de livros sobre a filosofia do aikido de Morihei publicado pela Kodansha. Em alguns casos, a autoria foi atribuída ao proprio Morihei. O professor John Stevens foi traduziu e editou a maioria dessas publicações em Inglês.

Lembro-me vividamente da reunião com Kisshomaru Ueshiba em 1963 em Los Angeles em sua primeira visita aos EUA. Naquela época, ele era um senhor de 42 anos de idade, de óculos, com um modo calmo e despretensioso. Ele ensinou e demonstrou, de uma forma prosaica, com pouca explicação. Nada dele era extravagante ou exagerado.

Eu tive contato periódico com Kisshomaru ao longo dos próximos 36 anos a partir daí; e observei se transformar em uma figura digna e paternal. Dentro da Aikikai, ele se tornou um objeto de reverência, sempre acompanhado por uma comitiva delirante. Este “manto” foi herdado por seu filho e atual Doshu, Moriteru Ueshiba, e sem dúvida será passado, e claro, a seu filho Mitsuteru.