SANGEN – Triângulo, Círculo e Quadrado

 

Saito Sensei explica o triangulo, o circulo e o quadrado:

Triângulo – San kaku

Circulo – En

Quadrado – Yon Kaku

“O primeiro requisito do Aikido é a noção de Aiki . O segundo requisito é a posição  no padrão dos pés.”
“Assume a postura oblíqua e no caso de um ataque em grupo, poderás ser capaz de sair para o lado de cada atacante com a posição de pés . Conclui o teu movimento com posição triangular reversa, (Hitoe-mi) ou (Ura Sankaku).”
“Os movimentos de Aikido podem ser resumidos através do seguinte, de acordo com os segredos da arte  passados oralmente pelo fundador:
Entra na esfera do teu oponente triangularmente , lidera-o circularmente e termina quadrangularmente. A posição de pés , balanceia os movimentos do corpo no Aikido.”

“Várias vezes ouviu-se o Fundador descrever o  Aiki como uma conexão do quadrado, triangulo e círculo. Mas fica sem significado esta conexão se não se souber que o triangulo é a raiz destes elementos. Isto porque o círculo é a forma circular (corpo em movimento) do triangulo. E o quadrado são dois lados opostos juntos (num estado de controle).”

Ou seja:

  • Triangulo:  corpo, centro, do interior para o exterior, de baixo para cima.
  • Círculo:  espaço, estado de alerta, sentir, ligações, a não resistência.
  • Quadrado:   terra, gravidade, estabilidade, equilíbrio, impulso.

Textos traduzidos e adaptados da série de livros:
Morihiro Saito Sensei Tradicional Aikido vol.1,2,3,4 e 5 Training Work Wonders – Minato Reserarch & Publishing Company.

Uma visão mais filosófica:

Texto extraído do livro “Os Segredos do AIKIDO”, de John Stevens

Muitas vezes Morihei Ueshiba observava, “A única maneira que encontro para explicar o Aikido é desenhar um triângulo, um círculo e um quadrado”- as três proporções mais perfeitas da geometria.
“Um triângulo com seu vértice voltado para cima simboliza o fogo e o linga cósmico; com sua ponta voltada para baixo, ele representa a água e o yoni cósmico. Os três lados do triângulo representam várias trindades: céu, terra e humanidade; mente, corpo e espírito; passado, presente e futuro. Um triângulo significa a dimensão do fluxo de ki.
O círculo é o emblema universal do infinito, da perfeição e da eternidade. A natureza se expressa em círculos, circuitos e espirais. O círculo é zero, o vazio que preenche todas as coisas. Ele representa a dimensão líquida.
O quadrado é estável, organizado e material. Ele é a base do mundo físico, composto de terra, água, fogo e ar. O quadrado simboliza a dimensão sólida.”
Também é importante conceber os sangen em suas formas tridimensionais: o tetraedro (pirâmide), a esfera e o cubo. Sobre as três figuras fundamentais Morihei dizia:
“O triângulo representa a geração de energia e a iniciativa; é a postura física mais estável. O círculo simboliza unificação, serenidade e perfeição; ele é a fonte de técnicas ilimitadas. O quadrado retrata a forma e a solidez, a base do controle aplicado.”