Tradução de um Diploma Aikikai

certificado-sandan2Sempre me perguntam sobre o que está escrito no diploma de aikido da fundação aikikai. Não sou expert em Japônes. E me passaram isso a um certo tempo. Mas resolvi colocar no artigo informações para entenderem o que escrito no nosso certificado de Dan. Até para eu mesmo não esquecer. rs

Consideremos a tradução do diploma de sandan que recebi a mais de 3 anos da fundação Aikikai Aikido Japão , sede do Aikido tradicional no mundo. O diploma é lido da direita para a esquerda e de cima para baixo. Vamos dividir os trechos do diploma e fazer os comentários..

Espero que após este artigo tenham compreensão mais clara da composição de um diploma Aikikai. Amigos meus com mais conhecimento de japônes  poderiam esclarecer mais e corrigir eventuais deslizes. Aí podemos enriquecer mais a tradução. Vamos lá!

 

1 – Fundação Aikikai – Zai Jin Ho Dan Aiki Kai

2 – Assunto: Número de certificado.. – Dai: 212501

O selo na parte superior direita (selo partido em vermelho) é a autenticação> Note que só se vê metade. Isso porque a outra metade (correspondência) está nos registros do Hombu Dojo. Juntando-se as duas metades demonstra-se sua autenticidade.

3 -. Certificar – Gosho

Este kanji é lido como “Gosho” refere-se a Gosho em escritos honrados. “Go” é um prefixo honorífico, e “sho” significa escrito. Em geral, a palavra é usada no Japão como um título honorífico de determinados livros e escritos. Este kanji é usado em várias escolas cujos fundadores foram os budistas ou estão relacionadas com o budismo.

. 4 – Nome do Aluno
5 -. A pessoa à minha direita – Migi no mono
6 -. A partir de agora – pan kon
. 7 – Aikido
. 8 – Terceiro Dan / Terceiro Grau – San Dan
9 -. Lhe outorga – O in ka su
10 -.Era Hei Sei *(2 primeiros símbolos), e a data: No meu caso 12 de março de 2010: Para converter um ano para alinguagem do ocidente depois de 2000 para Sei Hei, nós levamos o ano de 2000 e subtrair o ano e somamos 12. Exemplo para 2010: 2010-2000 = 10 + 12: Sei Hei 22. Se o diploma é datado de 2010, corresponde SEI Hei  22. O mês e data é nen san gatsu (março) juu ni nichi(12), representando a data que o certificado foi expedido.

* Hei era Sei. Sei Hei, é o nome da era atual no Japão. Esta era começou em 8 de janeiro de 1989, o primeiro dia após a morte do imperador reinante, Hirohito. A sucessão ao trono por Akihito marcou uma nova era. As.eras mais recentes: Meiji de 1868-1912. Taishō, 1912-1926.Shōwa, 1926-1989. Hei Sei – Akihito, 1989-presente (atual imperador).
 

11 -. Aikido
12 -. Doshu

Doshu, este kanji não é traduzido somente para o mundo do Aikido. Sabemos que significa que o diretor-geral da Hombu Dojo. Doshu literalmente refere-se ao “mestre ” também pode ser lido como “Guardião do Caminho”, mas não se aplica só no Aikido

13 -. Ueshiba Moriteru

Moriteru, nome Doshu. Embora os nomes não são traduzidos, é curioso ver o kanji que fazem certos nomes, como neste caso. Moriteru consiste em dois kanji “Mori”, que refere-se a salvar, proteger, defender. “Teru” se refere ao “centro”. Portanto, o significado de Moritetu pode ser compreendido como: “Para proteger ou para proteger o centro.” Isto de acordo com as palavras do Doshu Sensei.

Em texto ficaria mais ou menos assim:

 

Assunto: 212501 (nro. de registro)
Certifico:
Que a pessoa a minha direita, se outorga desde agora o 3o Dan de Aikido.
Aos 12 dias, do mês de março do ano 22, Era Hei Sei.
Aikido Doshu Ueshiba Moriteru

 

Bom, é mais ou menos isso que temos escrito. E só para esclarecer: A foto do meu certificado que coloquei, meio castigada pelas chuvas, é uma cópia que está no dojo. O original está guardado, rs rs .  Vou trocar depois a cópia.