Yabusame, herança do Japão medieval

423px-Samurai_on_horsebackDesde o século 19 os samurai japoneses eram todos especialistas no yabusame. Yabusame (流鏑馬) – Disparo de flechas enquanto a cavalo – combina as habilidades essenciais de tiro com arco e hipismo guerreiro. Ele tem suas origens no início da Era Kamakura, onde samurais eram treinados para que eles pudessem melhorar suas habilidades com o arco e flecha.  Além disso, essa técnica ajudou os samurais a ter foco e atirar sem medo e com precisão no calor das batalhas pois trabalha a concentração, disciplina, agilidade e técnicas de respiração. Desta forma, se tornou a marca de um verdadeiro samurai e acabou se consolidando como uma arte marcial. É desenvolvido em um ritual religioso concebido para agradar os deuses, e hoje em dia é muito mais uma competição cerimonial, realizada geralmente em santuários e especialmente para os visitantes estrangeiros, como foi por exemplo para o príncipe Charles e Ronald Reagan.  O Yabusame é muito mais do que um esporte. É uma das mais divinas artes marciais praticadas no Japão, um ritual tradicional que tem origens bem antigas. Durante os festivais onde são exibidos, uma grande multidão se aglomera, pois para os japoneses esse é um espetáculo que traz emoção e sorte para quem assiste.  As pinturas de Yabusame figuram em alguns dos templos mais impressionantes do Japão e são uma representação histórica de brilho, de cor, velocidade e habilidade.

shogun-2-total-war-headerOs participantes usam trajes medievais e elaborados de caça, transportando duas espadas e um arco quase tão alto como eles mesmos. Depois de terem sido abençoados, e controlado seus cavalos com seus joelhos, galopam a toda velocidade ao longo de um percurso de 250 jardas de comprimento e atiram três flechas sem corte em três metas – as setas assobiam enquanto voam batendo em um alvo, que quando acertam, explode com confetes. A coisa toda leva menos de 20 segundos, mas é absolutamente espetacular. O prêmio é um pano branco simbólico – não há dinheiro para mudar de mãos durante o yabusame, e mesmo os professores do esporte não pode receber pagamento em dinheiro, sua recompensa é simplesmente honra e renome.  E para incentivar novos praticantes para essa arte marcial, existe diversas escolas financiadas pelo governo japonês que oferece aulas gratuitas.

Bater os três alvos em um percurso razoavelmente curto é muito difícil e para um praticante ser capaz de fazê-lo com perfeição, precisa de muitos anos de treinamento. Por causa disso, estima-se que a quantidade de praticantes nos dias atuais é bem pequena.

yabusame_horse_archery_2Hoje em dia, há alguns eventos realizados em algumas partes do Japão como Tsurugaoka Hachiman-gu em Kamakura e Santuário de Shimogamo em Kyoto (durante a Aoi Matsuri no início de maio), Samukawa, na praia de Zushi e outras localizações. As apresentações e competições ocorrem em várias datas no decorrer do ano, mas especialmente durante a primavera, ou seja em abril e maio. em Kamakura, cerca de uma hora de Tóquio, no Tsurugaoka Hachimangu Shrine, cada 3º domingo de abril, terceiro domingo de julho, e em 16 de Setembro. Para chegar lá, pegue a linha de Yokosuka de Estação de Tokyo, ou a linha de Shonan-Shinjuku da estação de Shinjuku e saia em Kamakura.

Uma das escolas mais famosas dessa arte é a “Escola Takeda Tiro com Arco”. O Estilo Takeda tem sido destaque em filmes de samurais clássicos como Akira Kurosawa, ” Sete Samurais “(1954) e” Kagemusha “(1980). Toshirō Mifune, um ator famoso de muitos filmes de samurai, aprendeu as técnicas de Yabusame nessa escola.