Consciência é o primeira arma de defesa pessoal

Consciência. Este é provavelmente a sua maior arma de auto-defesa.

Eu tento ser um “observador de pessoas”. Acho que está atitude vem de anos de trabalho em um ambiente onde você tem que prestar atenção ao seu redor e as pessoas em sua área imediata. Eu não posso te dizer quantas vezes eu estar na parte de fora de um supermercado ou uma loja de departamento e ver que as pessoas observadas (mulheres e homens) saem do edifício com a sua atenção em qualquer lugar exceto em seus arredores. Eles “estão” em mensagens de texto. Eles “estão” em seus telefones celulares. Eles estão gritando com seus filhos. Eles estão mexendo em sua bolsa para alguma coisa. Eles estão verificando seu carrinho de ter certeza de que não esqueceu o leite. Eles estão procurando e fazendo qualquer coisa e tudo ao mesmo tempo, exceto a única coisa que precisam fazer: olhar em volta deles.

Sempre conto uma historia antiga de quando comecei a dar aula em uma academia no centro da cidade e morava no mesmo bairro. Nos dias de aulas de armas tinha o hábito inicialamente de andar com o bastão ou jo em minha mão ao longo do corpo caminhando pela rua. Fiquei impressionado que a esmagadora maioria das pessoas não percebiam. Dos que persebiam muitos somente quando eu estava bem próximo deles. Dentro do “maai”. Não esquecendo que estamos falando de um bastão de madeira de 1 pol de diâmetro e 1,3 m em média de comprimento!! Ou seja: Como digo sempre que cito esta historia: Não precisa de uma arma para assaltar ou atacar as pessoas em geral. Basta muito menos que isso. Se estas pessoas vivessem em uma cidadizinha pacata seria compreensivel. Assim como os animais que não sãop caçados e não tem medo do homem. Mas esta historia se passa no Rio de Janeiro que é quase que como São Paulo em periculosidade. (Elas se alternam no primeiro lugar conforme os resultados das eleições ao longo do tempo. rs rs ). Embora eu estou acostumado a esse comportamento, ele ainda tem o hábito de chocar-me um pouco.

Quando você sai de uma loja, especialmente nesta época do ano que chega, você deve prestar atenção ao seu ambiente. Olhe para a direita. Vire a cabeça para a esquerda e “digitalize” toda a área. Olhe para frente e repita o processo novamente. Se você ver qualquer coisa que não pareça certo, não prossiga. Volte para dentro. Volte em alguns minutos e “digitalize” a área novamente. Se ainda assim não parece certo. Para as mulheres (ou qualquer homem que se sinta intimidado com essa situação. Não há vergonha): Volte e encontre um segurança, um gerente, um empregado, um colega, e peça-lhe para levá-la ao seu veículo. Não seja tímida. Não se sinta constrangido. E confiem em mim, alguém vai ser mais do que feliz em levá-la para fora. No caso do homem é facultativo pedir segurança mas a medida que está com valores fica mais necessa´rio. Melhor seria evitar carrega-los ao máximo.
Quando você se aproxima do seu veículo, certifique-se de olhar ao redor para qualquer coisa fora do comum. Se algo não parece certo:. Baixou a janela em seu carro e você sabe que não estava assim quando você saiu? Luz interior acesa e você sabe que você não tê-la deixada ligada quando você saiu? Estranho veículo estacionado ao lado de seu carro com alguém nele e o motor funcionando? Um cara ou dois aparecem para trabalhar em seu carro junto com ao seu? Continue caminhando. Círcule em volta e volte para dentro. Peça ajuda.

Lembre-se, não há vergonha em ter cautela. Ter ciência da situação não é estar sendo paranóico.

Muitas pessoas têm muitas ideias diferentes sobre o que implica auto-defesa. Não importa o que você já ouviu antes, sua prioridade número um, quando atacado, é escapar.

Ao contrário da crença popular, não é a sua técnica de, ao defender a si mesmo, vencer o seu bobo atacante e deixá-lo deitado em uma poça com seus próprios fluidos corporais. Na verdade, isso pode levá-lo a mais problemas com a lei do que o ataque inicial. Você só está autorizado a usar a quantidade de força necessária para se proteger.

Quando as pessoas pensam de fuga, eles pensam em fugir. Você deve perceber que, se quando você corre, você não está fugindo de algo ou alguém. Você está executando algo. Você está executando um procedimento de segurança. Você está correndo para se ajudar.

Lembre-se também que, pensar: CORRA! Não a meio caminho a ser executado. Não corra para a pouca distância dar uma parada. O mais importante: não olhe para trás. Pessoas que treinam a polícia K-9 nos EUA fizeram uma observação ao longo dos anos. Eles notaram que nunca a maioria das pessoas que realmente escaparam do cão que estava correndo atrás deles olhou para a besta rosnando e latindo em seu encalço. É uma coisa mental. Quando você olha para trás para ver onde o atacante e, se ele ainda está atrás de você, se ele está ganhando de você, ele distrai a mente da sua finalidade naquele momento: fugir. Se o seu perseguidor está mais próximo, você entrar em pânico. Se você não vê-lo, inicialmente, você subconscientemente pode desacelerar de alívio.

Outra coisa importante a lembrar é que a fuga não significa apenas que você faça alguma incrível técnica de artes marciais, o atacante fique abatido no chão, e voce comece a fugir. Às vezes escapar é o meio para não se colocar em uma situação de perigo em primeiro lugar. Ao usar a sua consciência e bom senso você pode mudar a sua posição, e assim, escapar de um ataque antes que aconteça. Esteja atento. Olhe para os sinais de perigo. Ouça o seu sistema de alarme interno. Se sentir algo estranho  não olhar e evitá-lo. Por exemplo: se você sair do seu negócio ou em qualquer lugar tarde da noite e há um grupo de pessoas na esquina ou em qualquer lugar entre você e seu carro, o que está errado em atravessar a rua e evitá-los completamente? Se eles realmente te atacam ou não, não é a questão. A questão é: Será que realmente vale a pena descobrir?

Sempre tente um jeito de escapar, se possível. Se você entrar em um lugar que você nunca esteve antes, em torno de pessoas que você não conhece, você deve saber onde as saídas são. Não há mal nenhum em sentar-se perto de uma das saídas depois de entrar em qualquer lugar desses.

Se a consciencia não for suficiente pra livra-lhe de problemas, as técnicas de auto defesa que ensinamos serão também úteis.