Construção de flexibilidade de seu ukemi

Texto traduzido livremente e adaptado do original   – “Building Flexibility of Your UKEMI”:

( O parágrafo em itálico é de minha autoria, desenvolvido a partir da idéia original e seguindo minha experiencia pessoal. )

“Quando você pensa sobre a flexibilidade do seu Ukemi, a maioria das pessoas acha que é a flexibilidade do seu corpo físico. É claro que a flexibilidade física é importante, aqui, eu quero focalizar a a flexibilidade de sua resposta.
Quando você pratica Aikido, você costuma trabalhar com um parceiro. Essa relação com o seu parceiro é a chave. É importante conscientizar-se de utilizar todos os seus sentidos. Eu quero enfatizar:  todos os seus sentidos. É mais fácil usar os seus sentidos visuais e auditivos, quando você está fazendo Ukemi. Você olha em volta para onde está caindo para ter certeza que é seguro para você cair. Se você não consegue ver exatamente onde você está caindo, tentar ouvir o som ao seu redor para sentir se alguém está na sua “área de aterrissagem”.

Mas sobre o seu sentido cinestésico? Quando estamos fazendo Ukemi, às vezes estamos tão acostumados a faze-lo de uma certa maneira que nós nem sequer pensamos. E se o seu Nage muda a forma como ele faz Ikkyo ou muda a direção da Shihonage. Se você está no Ukemi sem considerar o movimento do seu Nage, ela pode não ser o mais seguro Ukemi devido a diferentes ângulos, o poder, direção e intenção do movimento. É por isso que usar o seu sentido cinestésico para sentir o seu nage se torna tão importante.
Sem sentir o movimento de seu Nage, você não será capaz de responder com rapidez suficiente para realizar um Ukemi bom em qualquer situação. Flexibilidade no Ukemi significa a criação de uma mente ativa quando você está no ukemi. A reação é sempre mais lenta do que ação. Sinta o movimento do nage e terá a flexibilidade adequada para ser capaz de agir de realizar um bom ukemi. Primeiro tem que aprender alguns padrões básicos de ukemi, então temos de quebrar o padrão e sermos adaptáveis.

Nossos instrutores costumava falar “entrar na técnica, sair da técnica”. É engraçado mais é justamente por isso que nos primeiros anos deve-se de forma incansável adquirir um padrão, pegar uma base firme. Para que no futuro este embasamento nos permita sair dele. Isto é verdade para a sua técnica de ukemi e como nague também. Até a formação de faixa preta é a emulação constante e incansável. Depois de ter conseguido a faixa preta, é tempo para você explorar. Encontre o que realmente funciona para você.
A aplicação do sentido cinestésico no aikido é uma das coisas que diferencia o aikidoka iniciante do aikidoka de nível mais avançado. Ou de grupos de estudo profundo desta nossa arte marcial, dos grupos de estudo superficial. Tenho visto muitos praticantes que, por falta de um bom enbasamento, tem dificuldade de explorar; de desenvolver seu aikido, quando chega o momento. Muitas vezes isto ocorre por ter se precipitado, e antes da preta começar a querer sair da forma demais, sem ter um bom padrão. Outras, devo admitir, por terem sido mal instruídos nestes institutos por aí…Mas, tendo feito uma boa escolha e treinado verdadeiramente, é chegada a hora de aprimorar seu desenvolvimento. Após este anos iniciais, não deve ficar preso numa forma ou um padrão.

É hora de fazer seu aikido.

Uma resposta para “Construção de flexibilidade de seu ukemi”

  1. Gostei do texto Sensei, pois dá detalhes fundamentais aos aspectos perceptivos e às respostas ao que é percebido. O exercício físico-perceptivo dão velocidade e permitem a entrada no compasso e intensidade fornecido pelo nage. Aí sim a harmonia torna-se possível.

Os comentários estão desativados.