Ética no Dojo

Como falei outro dia (quinta ou sábado) sou muito condescendente no que diz respeito ao comportamento no dojo. Exemplificando o que digo,  vejam que nosso Shodan,  que foi de outro dojo, cumprimenta ao início de cada técnica seu companheiro de treino –  e está é a regra tradicional . Nunca fui de exigir isso dos alunos, embora ache boa prática. Gosto de manter um clima mais descontraído no dojo. Pulo as vezes algum cerimonial mais formal. Isso é comum  nas academias cariocas. Mas o espírito de respeito a arte, ao sensei e aos companheiros de treino, deve ser mantido.  Infelizmente, mas não frequentemente, alguns confundem tudo e começam a achar que o dojo é o quintal de casa. Mesmo nessas horas eu costumo avisar com antecedência e advertir exageros, primeiro indiretamente, depois diretamente. Mesmo assim, ocorrem raras vezes que temos que ser mais drásticos. Quem não acompanha todo o processo acha até que fomos precipitados. Isto por que não percebem o que ocorre antes, ou não estavam ainda presentes quando os primeiros desvios comportamentais ocorreram. Normal. Nestas horas, de novo, tem que haver confiança no sensei que conduz o grupo. Abaixo reproduzo algumas regras de etiquetas tradicionais .  Realmente o aluno que queira permanecer no caminho tem que seguir em sua essencia. Inclusive algumas regras que considero muito importantes, destaquei em vista de alguns eventos passados. Em itálico, eventualmente, complementei com algum texto.

Regras de etiqueta e comportamento do Dojo:

1) É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no Dojo. Este espírito vem do Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.

2) É de responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.

3) O Dojo não deve ser utilizado para outro fim a que se destina, salvo expressa ordem de Sensei.

4) A limpeza é uma oração de agradecimento, é dever de todos executar a limpeza física e do coração de todos.

5) É decisão do Sensei quando ele deve ensinar alguma técnica. Não se pode comprar técnicas. A mensalidade é uma pequena parcela para ajudar a pagar as despesas para o local de treinamento e é uma forma muito pequena de demonstrar a gratidão do aluno ao mestre por seus ensinamentos.  Este é um princípio muitas vezes esquecido no dia atual. Pessoas começam a achar que o dojo é um curso de inglês ou algo parecido (nada contra cursos de ingles rs rs, mas tem que se entender a diferença.)

6) Respeitar, Respeitar, Respeitar, é um pensamento contínuo no Dojo.

7) É um dever moral de todos usar as técnicas para fins pacíficos visando sempre construir. Não deve haver conflitos do Ego no tatami. Aikido não é um ringue de competição de vaidade.

9) A insolência jamais será tolerada, devemos ter consciência de nossas limitações.

10) Cada pessoa tem condições, e razões diferentes para treinar. Devemos respeitar suas expectativas.

11) Jamais se deve contra argumentar com o professor.

12) Jamais deixe de fazer a reverência ao Kamizá ao entrar e sair do Dojo.

13) Respeite seu uniforme de treinamento, deve estar sempre em boas condições e de aparência.

14) O Dojo não é uma praia, sente-se sempre em seiza ou com as pernas cruzadas no estilo japonês, no caso de ter problemas no joelho.

15) Quando o Sensei demonstra uma técnica, fique sempre em Seiza, após, faça uma reverência, e comece imediatamente a praticar.

16) Quando o final de uma técnica é assinalada, cumprimente o parceiro e vá imediatamente para seu lugar de início da aula.

17) Se for absolutamente necessário perguntar algo ao Sensei, vá até ele, não o chame para si.

18) Respeite os alunos mais experimentados, jamais discuta se as técnicas estão erradas ou não.

19) Se você não é Yudansha, não corrija ninguém. A não ser a pedido do Sensei, quando é bem vindo o espírito de colaboração. Se voce foi assim designado deve compreender que isso é uma demonstração de confiança d0 Sensei, e contribuição aos colegas que são mais novos como voce foi.

20) Não converse em cima do Tatami. Aikidô é experiência. Não exigo que se fique mudo todo o tempo, mas exageros devem ser evitados. Quando se começa a desviar a concentração sua e de outros deve se controlar.

21) É responsabilidade de todos manter o dojo limpo, de preferência deve ser varrido diariamente.

22) Não se deve usar jóias, mascar coisas no tatami. Além do corpo somente se usa o uniforme. Antigamente os antigos professores não deixavam nem treinar de aliança. Mas hoje, pelo menos, deve se ter especial cuidado em objetos que possam ferir a voce ou aos outros amigos de treino.