Nafuda Kake

Nos dojos tradicionais do Japão é comum encontrar Nafuda Kakê, um quadro com pequenas tábuas de madeira onde os nomes dos alunos e instrutores são escritos e ordenados por graduação. Os alunos listados acima receberam estas graduações e através do treinamento constante e dedicação assimilaram com sucesso as técnicas de cada nível.

Poderia se dizer que Nafudakake (名札 掛け Hiragana:な ふ だ かけ な ふ だ かけ) é um grupo de “etiquetas” ou tabuletas no dojo de artes marciais japonesas e outras artes no Japão (como a cerimônia do chá japonês) que mostra os membros do dojo, e às vezes suas classes. Normalmente, cada nome está escrito em uma placa separada de madeira e fica pendurada em um gancho de metal pequeno, ou mantida no lugar por vigas de madeira. No dojo onde nível é indicado, a tabua de uma pessoa é movida a cada obtenção de um grau superior. Nafudakake também são usadas em santuários xintoístas, para exibir os nomes dos benfeitores.

Não deixa de ser um pouco assim, com os alunos de um dojo, pois não só depende de suas graduações ,mas eles sobem também em um esquema as vezes semelhante a uma pirâmide, de acordo com sua integração com o dojo, incluindo nisso assiduidade, participações extras na organizaçõ, divulgação ou qualquer ação extra no dojo que vise sua continua manutenção e crescimento. A desagregação do Kanji para o termo revela o seguinte:

  • Na / Mei: nome, fama
  • Fuda / Satsu: etiqueta; placar; placa de identificação
  • Kake / Kakai: suspender; instalar

No Nafudakake as placas de madeira com o nome de todos os membros ativos do Dojo são penduradas, em ordem de sua classificação. Os Nafuda representam a “conexão” entre o Dojo e o aluno, e simboliza que o indivíduo não é apenas um estudante do Dojo, mas um valioso membro que faz parte da organização. Membros do Dojo que estão em boa posição com a escola terá sua placa de identificação com orgulho ocupando uma espaço no painel ou estante, pode se dizer. Enquanto há uma história significativa de um treinamento individual no Dojo como membro em boas conexões permanentes e íntimos têm sido formados a partir de treinamento em conjunto, a Nafuda permanece na rack. Mesmo que uma pessoa se afasta, seu coração ainda ocupa um lugar no Dojo. Se pode “sentir” que a pessoa gostaria de ainda estar lá e vai estar lá sempre que possível. Anos podem passar e os Nafuda permanecem no  painel enquanto que o sentimento de conexão continua. O NafudaKake também é usado para indicar a posição e status dos alunos que treinam no Dojo. Uma cremalheira separa estudantes com graduação de Kyu e com graduação de Dan  indicando aqueles que obtiveram graduações mais altas por meio de esforço honesto. Este método de rastreamento dos membros serve como uma fonte de motivação e cria um forte sentimento de ligação entre os membros do dojo. Nafuda geralmente são construídos a partir de madeira leve, tais como abeto ou pinho. Eles podem permanecer naturais, sem qualquer forma de tratamento ou acabamento. Uma ferramenta especial é usada para escrever nomes no Nafuda, acrescentando autenticidade e beleza para eles. Em muitos casos, no lado de trás das placas Nafuda, há  informações relativas  a promoções do respectivo membro registradas. Isto permite a rápida revisão do histórico de treinamento dos membros.
Placas Nafuda podem ser re-utilizadas, quando um estudante sai, simplesmente pode-se lixar da placa de madeira o nome, no entanto os detentores de Dan devem ser geralmente mantidos no Nafuda desde a realização do exame de faixa-preta em caráter permanente.

Uma resposta para “Nafuda Kake”

Os comentários estão desativados.