Shihans divulgadores do Aikido pelo mundo

Da esq para dir: Y. Kobayashi, (?), N. Tamura, M. Noro, (?), Y. Yamada.

Baseado em um artigo anterior de um site que um aluno me enviou fiz uma atualização e acréscimo.  (Desculpem mas não lembro qual, mas parece que já é uma tradução de um original  do Aikido Journal. Depois devo ter a colaboração de alguns dos leitores e vou poder atualizar mais a origem, como merecido)

Eu, assim como a maioria dos praticantes, sempre querem saber sobre estes mestres quer por meio do aikido modificam nossas vidas e que se vão e deixam para nós a missão de continuar digna e humildemente a trilhar o caminho e manter a arte. Que tenhamos a noção da responsabilidade que é.
Muitos Shihan foram decisivos e pioneiros na divulgação do aikido fora do Japão. A partir de 1960 que isso começou a ocorrer. Não só na Aikikai como em outros estilos, embora indiscutivelmente a expansão tenha se dado principalmente por meio da aikikai. A maioria desses shihans foram alunos internos de O-sensei Morihaei Ueshiba ensinado o aikido ao ocidente. Estes Shihan são os portadores de uma parte importante sem igual do legado O-Sensei. O aspecto individual do aikido está manifestado em cada tipo de entendimento e modo de trabalhar o aikido e os ensinamentos de O-Sensei que cada um apresenta. Isto reflete-se não só para eles mas para todos aqueles tem a oportunidade de contato com estes mestres. Apesar da individualidade do mestre, cada um representa a dedicação ao espírito do Aikido e a manutenção da técnica, aperfeiçoamento constate, e sem final desta arte tão complexa. E que tem o poder de tamanha modificação do praticante realmente dedicado a ela.

Seigo Yamaguchi
Nascimento: 13 abril 1924, Fukuoka.

Sendo apresentado a Morihei Ueshiba Sensei (Ueshiba Sensei: O Sensei), ele se tornou Uchi-deshi de O Sensei e treinou aikido até o fim da vida dele.
Como uma missão ele ensinou Aikido oficialmente para a Birmânia; agora Myanmar, no Exército Nacional, durante dois anos. Era uma missão cultural nacional japonesa, mas também parte de compensação para a Guerra. Ele ensinou Aikido no dojo central (Hombu Dojo) e outro dojos. No Hombu Dojo ele administrou freqüentemente seminários especiais para pessoas da alat classe japonesa. Ele às vezes deu conferências aos times de beisebol japoneses profissionais. Além do dojo de Hombu, ele ensinou nas Universidades e outros dojos privados. Entre este dojos, Zoshukan (a Shibuya: Sudoeste central de Tóquio) era o dojo privado mais importante onde os alunos estavam limitados a treinar no chão, (sem tatames). Começou a organizar seminários na Europa, Paris, Mannheim (Germany), e Oxford e redondezas. A Universidade de Mannheim estabeleceu curso de Aikido e o convidou formalmente. Foram feitas gravações de vídeos dele em Paris, Oxford, Mannheim, e Munique em seminários de fins de semana pelo filho dele, Tetsu Yamaguchi, em 1990. Às vezes Yamaguchi Sensei ia para a América do Sul em países como o Brasil, Argentina e Uruguai. Ele também visitou os Estados Unidos (em Nova York para ver seu amigo Yamada Sensei) e Havaí. Aos 70 anos, organizado pelo filho dele Tetsu Yamaguchi, ministrou seminários especiais. Estes seminários especiais aconteceram a Kamakura e Katsuta no Japão. Faleceu em casa em 24 janeiro de 1996, embora tenha ensinado Aikido até dois dias antes em seu dojo.
A cerimônia funerária em 1996 foi organizada pela família dele em templo de Taisoji em Shinjuku e mais de 1000 pessoas compareceram à cerimônia durante dois dias. Demonstrações comemorativas foram organizadas em Kamakura, Universidade de Meiji, Universidade de Nagoya e Katsuta.

Akira Tohei

Tohei Shihan nasceu 20 de agosto de 1929, na Provincia de Tochugu, no Japão. Com 15 anos, ele se alistou no exército japonês para a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL e recebeu treinamento como um piloto kamikaze. Afortunadamente a guerra terminou meses antes que ele fosse voar em sua missão suicída. Depois que a guerra terminou, o Japão estava um caos e Tohei Shihan estava no limbo, enquanto procurava algo para dar significado à sua vida, e servir melhor o seu país. Ele tinha ouvido falar de uma arte relativamente nova: O Aikido. Uma arte marcial não só para prover disciplina ao próprio espírito da pessoa, como também autodefesa sem dano para o atacante. Em 1963, Tohei foi convidado pelo fundador do Aikido para acompanhar seu filho, Kisshomaru Ueshiba em uma turnê de três meses de dojo de Aikido no Havaí. Após o que, Tohei foi convidado para ficar e ensinar Aikido em todo o Havaí por nove meses. Para os próximos oito anos Tohei, além de seu ensino na sede, também foi instrutor na Universidade da Asia, Economia Akita, Universidade Keio, Universidade Nihon da Mulher, o Ground Self-Forças de Defesa e Naval Forças de Autodefesa.  Em 1964, ele retornou para o Japão e se juntou ao corpo docente na Sede Mundial de Aikido (Hombu Dojo). Em 1966, Hombu Dojo promoveu Akira Tohei o título de Shihan, ( ou Mestre Instrutor”professor dos professores”) pelo fundador do Aikido. Em 1972, Então o Hombu Dojo o enviou para América, especificamente para se tornar o instrutor principal da Região do Meio Oeste da Estados Unidos Aikido Federation, sediado em Chicago, Illinois.
Ele começou sua prática de Aikido em 1946 sob a instrução direta de O fundador do aikido, Morihei Ueshiba.
Tohei Sensei foi promovido ao 8 º dan de Aikido em 1989 pelo Doshu, Kisshomaru Ueshiba, filho do fundador. Ele também atuou como presidente, da Comissão Técnica da Força Aérea norte-americana e Shihankai.
Através da orientação e liderança de Tohei Sensei , nos EUA, a federação de Aikido cresceu para mais de 50 dojos por todo o meio oeste. Até sua morte, em 02 julho de 1999, ele era o mais antigo instrutor de Aikido nos Estados Unidos.

Sempre que perguntam por técnicas de Aikido, filosofia ou espírito, Sensei respondia depois de mais de 50 anos de dedicação a compreensão do Aikido sempre qualificava a resposta dele como “eu penso” ou “Em minha opinião”, nunca presumindo que ele estava correto ou os outros incorretos. (um exemplo que muitos outros não seguem com poucos anos de aikido e experiência infinitamente pequena em relação a um mestre desse calibre) A humildade do Sensei foi expressada sempre por suas ações. Por exemplo, toda vez que Sensei se curvou era como se fosse a primeira vez, expressando humildade, respeito e gratidão, sejá para Kamiza de O-Sensei, os instrutores dele, o sempai dele, o kohai dele, ou os estudantes dele. Tohei Shihan

T. K. Chiba

T.K. Chiba nasceu 5 de fevereiro de 1940 em Tóquio. A 14 anos de idade, ele começou praticar Judô na Academia de Judô Internacional no Japão. Ele começou a estudar ShoToKan Karate com 16 anos. Descontente com as artes marciais que ele tinha estudado até aquele momento, ele começou a procurar a arte que satisfaria seus anseios.
Em 1958 ele achou o Aikido e treinou sete anos intensivos como uchideshi de O’Sensei, no Hombu Dojo. Antes das 1960, Chiba Sensei ganhou o grau de San Dan, 3º grau faixa preta, e foi enviado para a Cidade de Nagoya para estabelecer uma escola filial e servir como seu instrutor em tempo integral. Em 1962, ele ganhou 4º Dan e começou a ensinar no Hombu Dojo. Dentro de três anos, durante os quais ele ensinou em muitas universidades locais, Chiba Sensei completou o treinamento dele como uchideshi, ganhando promoção a 5º Dan.
Chiba Sensei se mudou para Sunderland, Inglaterra, em 1966. Lá ele formou o grupo Aikikai da Grã Bretanha que depois mudou seu nome para Federação de Aikido britânica. Como parte da divulgação mundial de Aikido, Chiba Sensei foi enviado para a Grã-Bretanha em 1966, onde fundou a organização do país Aikido primeiro nacional, o Aikikai da Grã-Bretanha, mais tarde conhecida como a britânica de Aikido Federation. Atualmente Chiba Sensei é o diretor técnico da Aikikai Britânica, um grupo formado por estudantes ao longo tempo que Chiba Sensei esteve na Inglaterra.
Durante o ano de 1970, ele foi promovido ao título de Shihan, e recebeu o 6º Dan. Em 1975, Chiba Sensei voltou ao Japão e serviu como Secretário do Departamento Internacional do Hombu Dojo. Durante este tempo ele estudou também meditação de Zen na Cidade de Shizouka.
Em 1981, ele aceitou um convite de Sensei Yamada, já presidente da Federação de Aikido dos Estados Unidos – USAF (diretamente filiado ao Hombu Dojo), mudando para San Diego, Califórnia, onde abriu San Diego Aikikai. Nos próximos 25 anos, como Instrutor Chefe de San Diego Aikikai e presidente da Comissão de Ensino, dirigiu a Força Aérea da Região Oeste, enquanto continua a viajar e ensinar na Grã-Bretanha e Europa continental. Em 2001, Chiba Sensei fundou Birankai International, uma organização de Aikido nova projetada para reunir todos os seus alunos em todo o mundo sob um só guarda-chuva.  Em 2008, aposentou-se como Sensei Instrutor Chefe da San Diego Aikikai. Ele permanece como fundador da Birankai Internacional e Diretor Técnico da British Birankai e Presidente Honorário da NA Birankai Conselho Superior. Continua a ensinar seminários e Summer Camps em todo o mundo. Possui atualmente a graduação de 8o dan.

Mitsunari Kanai

Nascido em 1938. falecido em 2003. Kanai Sensei entrou no Aikikai em 1958 como um uchideshi no Hombu Dojo. Ele veio para os Estados Unidos em 1966 e subseqüentemente fundou o New England Aikikai. Ele foi fundamental no desenvolvimento do Aikido nos Estados Unidos e Canadá. Ele ministrou vários seminários ao longo do tempo nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Mitsunari Kanai era um dos últimos uchi-deschis (estudantes internos) que estudou intensivamente durante mais de dez anos com O Sensei. atingiu o oitavo dan em Aikido, e também teve treinamento extenso em outras artes marciais do Japão, sendo especialista no uso da espada. Kanai Sensei foi fundamental na fundação da Federação de Aikido dos Estados Unidos da América (USAF) e foi seu Director Técnico para o leste dos Estados Unidos. Ele é um dos fundadores e foi diretor Técnico da USAF.  Kanai Sensei ensinou no Japão, Europa, e ao longo dos Estados Unidos e Canadá. Ele faleceu em 28 março de 2004.

Yoshimitsu Yamada Sensei

Yoshimitsu Yamada, 8° Dan de AIKIDO, nasceu em 1938 em Tóquio, Japão. Em 1955 foi aceito como Uchideshi (estudante interno ) no Hombu Dojo (Dojo Central de AIKIDO) para estudar esta arte com o Grande Mestee Fundador Ueshiba Morihei.
Lá estudou diretamente com Fundador do Aikido Morihei Ueshiba, e seu filho Kishomaru, por mais de 10 anos. Foi a pessoa designada para ensinar nos dojos das tropas americanas de ocupação e lá aprendeu Ingles. É graduado em Administração de negócios. Em 1964, como 4 DAN, foi enviado aos EUA quando fez uma demonstração marcante na Feira Mundial em Nova Iorque. Desenvolveu uma grande e próspera organização e uma legião de seguidores nos Estados Unidos. Atualmente é o chefe do New York Aikikai e também chefe máximo da USAF, (Federação Norte Americana de Aikido)  Yamada sensei possui muitos seguidores no mundo, principalmente na Europa e na América Latina, onde é o presidente e da SANSUIKAI INTERNATIONAL. Foi fundador da FLA (Federação Latino Americana de Aikido) e é considerado hoje um dos maiores líderes do Aikido mundial, e freqüentemente realiza grandes seminários em todo o mundo.
Desde 1990 vem ao Brasil, nos honrando com Seminários onde transmite conhecimento teórico, filosófico e valoráveis experiências vividas ao lado de O’Sensei. Todos salientam sua personalidade carismática, simpatia e jovialidade. Porém, seu caráter afável não diminui sua firmeza e a estabilidade com que preserva a transmissão do Aikido.
Tolerante e paciente, sabe aceitar as diferentes idiossincrasias das delegações que dirige e supervisiona, enquanto encarnando com a presença dos princípios que sustentam a prática do Aikido: flexibilidade, paciência e harmonia. Tecnicamente, Yamada sensei é conhecido por movimentos muito redondos e fluidos, porém extremamente fortes e poderosos. A estabilidade de seu quadril quando se movimenta com seus braços estendidos fluindo energia, fazem dele um modelo vivo para a ideia de que o Aikido seja uma esfera dinâmica.
Yamada Sensei é conhecido muito bem por sua técnica básica desobstruída e forte. Ensina em seminários por todo o mundo onde os milhares de estudantes freqüentam suas aulas.
Citações:
“nós devemos manter o espírito do budo não importa como nós praticamos.”

Seiichi Sugano

Nascido em 1939. falecido em 2010. Sugano Sensei entrou no Aikikai ao redor 1957 e se tornou um deshiuchi depois de aproximadamente um ano. Ele se mudou para a Austrália em 1965 para ensinar Aikido. Ele abriu caminho a expansão de Aikido na Austrália e Nova Zelândia antes de se mudar para a Bélgica para instruir na Europa em 1979. Ele reside atualmente nos Estados Unidos e ensina no Nova Iorque Aikikai com Yamada Sensei. Ele ministrou seminários de Aikido em todo o mundo .
Seiichi Sugano, 8 º Dan, Shihan
(17 de dezembro, 1939 – 29 de agosto de 2010)
Nascido em 1939 em Otaru, Hokkaido, Sugano Sensei vinha estudando judô há seis anos quando leu sobre o aikido em uma revista e foi ao Hombu Dojo em 1957, para começar seu treinamento. Após cerca de um ano, entrou para o programa uchi deshi. Esse período foi muito intenso para ele, que estava totalmente focado na formação e em O’Sensei.
“Para mim,”ele recorda, “O Sensei foi o auge. Meu treinamento foi voltado totalmente ao esforço para este auge da arte.” “Mesmo quando estamos ensinando muito tecnicamente, ninguém é igual a ele. Ele era uma pessoa única e ninguém poderia realmente copiá-lo. Assim, talvez a maior influência dele é, provavelmente, fazer com que cada pessoa fosse livre para procurar algo individualmente.”
O caminho próprio de Sugano Sensei levou-o a viver e ensinar em diferentes partes do mundo.
Em 1965, mudou-se para a Austrália, permanecendo por 13 anos, e que criou lá uma forte base de aikido. Ele então se mudou para a Bélgica, e começou a ensinar em toda a Europa antes de chegar a Nova York no final dos anos 80. Em 2003, ele perdeu a perna esquerda abaixo do joelho resultado de uma infecção bacteriana. No entanto, ele não deixou esta mudança afetar o seu espírito, seu entusiasmo pelo ensino, nem a sua abordagem perante à vida.
Ele viajou pelo mundo regularmente, ensinando o Aikido e inspirando seus alunos. Em 29 de agosto de 2010, Sugano Sensei faleceu. Uma grande perda.

Ichiro Shibata

Nascido em 1950. Shibata Sensei começou Aikido praticante na idade de 16 e se tornou um uchi deshi Aikikai em 1970. Em 1981 se torna Shihan. Ele instruiu no Hombu Dojo e em várias universidades antes de se mudar para a Califórnia em 1989 sendo o instrutor principal do Berkeley Aikikai. Em 1994 foi promovido a 7º Dan. 2006 muda-se para Phoenix – Arizona, para estabelecer Phoenix Aikikai Aikido Shibata Juku.  Ele administra seminários regularmente ao redor dos Estados Unidos e internacionalmente.

Nobuyoshi Tamura

Nascido em 1933. Falecido em 2010.
Tamura Sensei se tornou um uchideshi ao Aikikai em 1953. Ele era o uke favorito de O-Sensei, enquanto acompanhava o Fundador em numerosas demonstrações e também na única visita dele para os Estados Unidos no Havaí em 1961. Ele se mudou para Marselha, França, em 1964 como representante oficial do Aikikai. Ele foi a influência principal no crescimento enorme de Aikido na Europa Ocidental e Oriental. Ele foi Diretor Técnico em numerosos países europeus e federações e membro do Conselho Superior do IAF. Ele administrou muitos seminários ao longo do mundo, principalmente, na França e na Europa. Ele foi o Diretor Técnico Nacional (DTN) do FFAB (Federação francesa de Aikido e Budo). Chegou ao 8º dan, e o título de Shihan. Ele treinou muitos outros instrutores ao longo de vários países na Europa Ocidental (França, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Suécia, Suíça, Áustria,…) mas também em países diferentes ao redor do mundo, em seminários. Ele recebeu a medalha de “Chevalier de l’ordre du Nacional Mérite” do governo francês em 1999. Tamura Sensei publicou vários livros em Aikido (em francês). O dojo dele (Shumeikan Dojo) fica situado village of Bras (Var, França).

SaoTome

Mitsugi Saotome, Shihan é instrutor Aikido Shobukan Dojo e Mestre da Escola de Aikido Ueshiba.
Durante quinze anos até que o Fundador houvesse falecido em 1969, Saotome Sensei viveu como o uchideshi, estudando a prática e filosofia de Aikido. Saotome Sensei deixou uma posição altamente respeitada como um instrutor sênior à Sede de Aikido Mundial em Tóquio em 1975 ao vir para os Estados Unidos. Quando perguntou por que ele tomou esta decisão ele respondeu, ‘eu meditei com O Sensei durante três dias e três noites ele e eu, senti que ele desejava que eu parti-se. Este país é uma grande experiência, de muitos fundos culturais diferentes que vivem juntos, que o mundo condensou em uma nação. A meta de Aikido e o sonho de O Sensei é que todos as pessoas do mundo vivessem juntos como uma família, em harmonia entre si.. Os Estados Unidos têm a oportunidade de ser um grande exemplo.”
Enquanto Saotome Sensei reside e ensina no Dojo na Flórida, ele freqüentemente ensina no Aikido Shobukan Dojo, em Washington, D.C. durante aproximadamente oito semanas todos os anos. Ele também viaja pelos dojos associados a Escola de Aikido de Ueshiba, que ele e os estudantes dele abriram ao longo dos anos.
SaoTome Sensei deu muitas demonstrações da sua arte no estrangeiro, entre elas, as demonstrações para a Academia de Paz Internacional e Comunidade Diplomática na Casa do Japão na Cidade de Nova York. Ele escreveu dois livros: Aikido e a Harmonia de Natureza, um estudo detalhado da relação de Aikido com o momento e os fenômenos naturais; e Os Princípios de Aikido.

Hiroshi Kato

Hiroshi Kato, nasceu em Tokyo, 1935.
É um mestre de Aikido de renome mundial com graduação de 8º Dan. Ele vive em Tokyo, Japao, e viaja ao redor do mundo divulgar o conhecimento dele sobre a Arte de Aikido. Sensei Kato era um estudante de Morihei Ueshiba. Desde 1975, Sensei Kato tem ensinado em seu Dojo “Suginami Aikikai” situado no distrito de Ogikubo e tem mais de 100 estudantes.
Iniciou no Aikido treinando no (Hombu Dojo) debaixo da instrução do Fundador, O’Sensei. Introduido a Aikikai pela sua mãe quando ele tinha 19 anos. Ele treinou lá diariamente, passando horas aperfeiçoando a prática pessoal dele. Trabalhava durante o dia, e assistia aulas à noite. (Por isto ele não pôde ser um uchideshi, e não aparece em fotografias como os ushideshis. Ele continuou treinando regularmente durante mais de 52 anos no Aikikai Hombu Dojo, embora em recentes anos, ele assiste à classe de sexta-feira de Doshu e outros eventos especiais. Sensei de Kato tem assistido a aula de Doshu por três gerações: o Fundador, o segundo Doshu, e o terceiro e atual Doshu. Ele recebeu até o 6 dan dele das mãos do proprio Fundador, e os outros graus do segundo Doshu.
Depois dos primeiros 10 anos dele no Hombu Dojo, Kato-sensei teve chances para servir o Fundador ocasionalmente de forma pessoal. Ele agradece essas oportunidades de ter tido interação pessoal com O’Sensei. Agora continua percebendo implicações muito reais do que o Fundador lhe contava muitos anos atrás. Ele ainda está procurando Aikido pela imagem do Fundador, de acordo com Kato-sensei, “Para mim, o Fundador não está morto. Ele ainda está vivo em minha mente e em meu coração.”
O Aikido de sensei Kato tem uma medida de espiritualidade muito pessoal. Antes de começar a aula, Kato Sensei tem o hábito de vir cedo ao dojo para meditar. Desde que ele era jovem, ele visita freqüentemente santuários monteses.
Kato Sensei tem um enorme respeito por O’Sensei e o considera ser o único professor dele. Ele declara que o Fundador não o ensinou diretamente por muito tempo. Sensei Kato acredita que outros não podem ensinar Aikido. Ele resume isto dizendo, “Aikido não é algo que se aprende de outros, mas aprender por si mesmo. Idealmente, a prática deveria ser para a si mesmo, e deveria ser rigorosamente uma disciplina, pela própria escolha da pessoa.
Sensei Kato é um guia soberbo e criativo para os estudantes dele estabelecendo “Wa” (harmonia), em espírito, na vida diária e no Aikido.