A promoção de 10o dan de Tohei Sensei

Artigo de Stanley Pranin originalmente publicado no Aikijournal. Tradução livre de Walter Amorim. 

“Qual foi a razão para o atraso e que fez Morihei Ueshiba realmente autorizar a promoção 10o dan de Tohei Sensei? “

Koichi Tohei, 1967. Photo cortesia de Jason Hirata para aikijournal

Koichi Tohei Sensei é um dos instrutores mais famosos de Aikido e foi o chefe da equipe de instrutores da Aikikai por muitos anos, antes de deixar a Aikikai. Tohei ganhou fama como um dos pioneiros do aikido, e foi responsável por levar a arte para o Havaí em 1953. Ele também é autor de numerosos livros, primeiros sobre aikido, e que muito contribuíram para o sucesso inicial da arte.
O tema da 10ª promoção de Tohei Sensei dan tem gerado um pouco de controvérsia ao longo dos anos. Parece que houve tempo suficiente que o acesso às matérias-primas é escassa e, portanto, o mil boatos retomaram sempre; e várias especulações foram feitas.

O ponto obscuro tem a ver com o fato de que a “festa de inauguração” para 10 de Tohei Sensei dan foi realizada no dia 16 de outubro de 1970, em um total de 18 meses após o falecimento do Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba. Qual foi a razão para o atraso e fez Morihei Ueshiba realmente autorizar promoção décimo dan de Tohei Sensei?
Na verdade, a resposta a esta aparente discrepância é facilmente encontrada consultando a edição de Inverno de 1970 do boletim “Aikido”, publicado pela Aikikai Hombu Dojo, em Tóquio. Parece que Tohei recebeu o seu décimo dan oficialmente pelo próprio Fundador em 15 de janeiro de 1969 na celebração do Kagami Biraki, realizada no Hombu Dojo.
O que aconteceu a seguir explica a confusão. O fundador adoeceu em fevereiro, e faleceu em 29 de abril de 1969. Uma alta classificação – como um prêmio de 10 dan – teria obrigatoriamente que envolver uma festa de congratulações em grande escala. No entanto, devido à passagem de Morihei Ueshiba, e o funcionamento de um ano de luto, era inadequado se realizar qualquer tipo de evento comemorativo para a promoção de Tohei. A festa de congratulações de Tohei também teve que esperar até depois do início oficial da atuação do segundo Doshu do Aikido , o filho de Ueshiba Kisshomaru, e só depois de uma espera de um ano.

Como resultado desta seqüência de eventos, a festa de 10o dan de Tohei Sensei, na verdade, ocorreu em outubro de 1970 no Akasaka Prince Hotel com centenas de convidados presentes, incluindo os grandes expoentes do mundo do aikido e vários amigos de Tohei Sensei de seus anos escolares.

Um retrato famoso do evento, agora quase esquecido, sobreviveu. Nele, Tohei é acompanhado esquerda para a direita pelos seguintes instrutores da Aikikai: Minoru Kurita, Fumio Toyoda, Seijuro Masuda, Koretoshi Maruyama, Sadateru Arikawa, Norihiko Ichihashi, Koichi Tohei, Shigenobu Okumura, Kisaburo Osawa, Shizuo Imaizumi, Masando Sasaki, Akira Tohei , Yoshio Kuroiwa, e Mitsugi Saotome.

Esta foto acima é muito reveladora no sentido de que entre aqueles que aparecem com Tohei são vários instrutores do Hombu que foram os mais próximos aliados dele. Depois Tohei demitiu-se da Aikikai em maio de 1974, vários dos que figuram juntaram-se a Tohei na sua partida. Além disso, destaca-se a ausência do Segundo Doshu e vários dos instrutores do Hombu, hierarquicamente superiores, no “retrato oficial.” Como se costuma dizer, “uma imagem vale mais que mil palavras.”
Espero que isso esclareça qualquer confusão envolvida com classificação de Koichi Tohei Sensei ao 10 dan. Na verdade, não há muito a dizer sobre vários outros professores que receberam 10 dan do Fundador fora dos canais organizacionais normais ou postumamente, mas vamos deixar para outra ocasião.