Aikido – 9 dicas para ajudar você a se recuperar das lesões

Tradução livre do texto de Francis Dunken
Fonte: Aikido Journal

Passo 1

Por exemplo: Coloque uma pequena tira de fita vermelha no seu uniforme, sobre a área lesada. Um pedaço de fita vermelha em seu ombro indica que ainda está se curando. Seus parceiros podem apreciar esta comunicação e ter cortesia e calma.

Passo 2

Participar de turma de novatos em seu dojo, mesmo se tem knowphow de um profissional intermediário ou avançado da arte. Aproveite esta oportunidade para se concentrar em técnicas básicas, em um ritmo lento, para reviver a sua memória muscular. Trabalhe com alegria com as pessoas da aula que realmente estão apenas começando. Você carrega um conhecimento valioso, e ajudando alguém vai ajudar você a lembrar o quanto você aprendeu.

Passo 3

Tome duas aulas por semana, durante quatro semanas. Em seguida, adicione uma terceira aula por semana. Se voce gosta de treinar mais do que isso, gradualmente adicione mais aulas. Mesmo se voce está¡ trabalhando duro em seus exercí­cios de recuperaçâo, dár tempo ao corpo para se acostumar com o seu retorno ao Aikido.

Passo 4

Anote em cartões um í­ndice os nomes e descrições de técnicas de ataque e resposta. Transporte os cartões com você e revise-os periodicamente ao longo da semana. Visualize a execução bem sucedida destas técnicas por voce. Isso vai ajudar você a lembrar os movimentos em que pode se sentir enferrujado e desajeitado.

Passo 5

Pergunte aos seus colegas do dojo se querem trabalhar com você antes e depois da aula em qualquer técnica que sente difícil voltar a forma anterior. Decomponha o movimento, dá uma boa olhada nele. Trabalhe como se você estivesse aprendendo pela primeira vez. Esta é a sua oportunidade de encontrar as coisas “esquecidas” das técnicas que você pode nunca ter entendido antes.

Concordo com a maioria desses pontos – obviamente, há uma inclinação para pular etapas (especialmente o passo 4, mais trabalhoso), mas eu também devo salientar que, se o profissional de saúde diz que “colocar-se em recuperação por 6 semanas”, faça exatamente isso! Eu vi tantos alunos nas últimas décadas transpor os limites de sua reabilitação pelo seu entusiasmo para voltar a treinar, só para potencializar da lesão original e da um passo para trás maior ainda!

No meu dojo é atualmente temos uma caras recuperando de uma lesão do joelho (não causada por Aikido eu poderia acrescentar ..) e outra de uma lesão de pulso (de novo, não pelo aikido…). Ambos esses caras são muito dedicados e já estão ficando frustrados com a falta de treinamento regular.

Aqui estão algumas coisas que você pode querer considerar – que muito me ajudou quando eu estava “fora do tatami” por cerca de 5 meses com um tendão de Aquiles que rompeu na década de 90.

1. Ler.

Pegue cada livro de Aikido que você pode, mesmo que isso signifique ter dois ou trás em leitura ao mesmo tempo. Isto irá manter a sua mente ativa e também ajudá-lo a processar a informação que você já está pulando dentro da sua cabeça!

2. Ir para a aula, mas apenas assistir

Sim, eu percebo que isso pode ser frustrante, mas mantêm você em contato com o que o professor está trabalhando e tambêm deixa você sentar e ver como seus colegas interpretam isso, o que pode ser muito útil para analisar a forma como a sua prôpria interpretação da técnica ocorre.

3. Exercercitar as partes de você que ainda são funcionais.

ou seja, se o seu joelho está comprometido por um tempo, trabalhar em sua parte superior do corpo. Um aspecto da formação que é muitas vezes negligenciada é a auto-disciplina e força de vontade envolvida para realmente tirar seu traseiro da cadeira e ir treinar 3 vezes por semana. Um per­iodo de reabilitação temporário, especialmente se voce estiver colocado na frente da TV, pode ser uma ladeira escorregadia em direção a letargia e apatia. Faça alguma coisa! Construir do exercício dentro de sua rotina, mesmo que esteja substituindo o seu normal “treino Aiki” com ele.

4. Aiki Ken, Aiki Jo.

Eu tinha um tempo total de gesso de 4 meses após a ruptura do tendão de Aquiles, e assim que eu tive o OK para colocar peso sobre a perna, voltei para, limitado, treinamento de armas. Se você pode estar lá voce pode fazer alguma coisa!

Se você está se recuperando de uma lesão ou uma cirurgia, será bom para sua reabilitação!

Eu estaria interessado em ouvir quaisquer outras dicas das pessoas “experientes”  com ferimentos e lesões.

Minha contribuição: Quando fazia karatê, uma lesão leve no pé me levou a para umas semanas e conheci por acidente, conversando, o aikido. Acabei ficando. Depois disso, nestes 23 anos, só parei em 3 momentos. Todos por machucados ou alguma pequena intervenção. 10 meses, 3 meses e 2 meses. Aos poucos fui sabendo lidar com isso cada vez melhor. Não li esse artigo antes; mas segui por estes caminhos. Ler e Assistir aulas(embora te dê vontade de pular no tatame), voltar mais devagar e com extremo cuidado. Tudo isso é necessário. E muita perseverança. E o que nesta situação, ou outras, vai diferenciar o que segue o caminho, o que aprende, evolui. Chega a preta, enfim, obtém sucesso. Muita perseverança.