O que se quer em cada Kyu

Abaixo um resumo do que se quer verificar por meio dos kihons em cada faixa segundo nossa ainda limitada compreensão do aikido e como seguimos na instrução na Ganseki.

Faixa branca – 6o  kyu
As faixas brancas, no sentido filosófico, podem ser mais apropriadas para refletir a pura inocência e virtude dos iniciantes. Não se conhece com certeza, nem mesmo os primeiros passos que terão que ser dados. Comumente não conseguem entender o nome das técnicas, limitando-se a decorar os primeiros nomes.

Faixa Amarela – 5o  kyu
Os primeiros passos começam a ser identificados: Começa-se a ter a noção das técnicas mais básicas, divindo-as em omote e tenkan, sabendo-se efetuar de forma rudimentar este omote e tenkan, bem como a fazer os primeiros rolamentos. O entendimento sobre a nomenclatura das técnicas começa a aparecer. Também, da mesma forma, os primeiros rolamentos são aprendidos.

Faixa Roxa – 4o  kyu
As faixas roxas(4º kyu) aumenta a compreensão das técnicas mais básicas e a postura correta começa a aparecer nestas técnicas. Os rolamentos começam a ser, no mínimo, efetivos para movimentos de média e pouca velocidade do Nague. A compreensão da nomenclatura das técnicas mais comuns de treino é praticamente completa.

Faixa Verde – 3o  kyu
Importante marco, pois é a metade do caminho para se chegar ao início do aprendizado do aikido. (O Aikido começa na faixa preta). Nas técnicas básicas começam a apresentar o controle do Uke, sobretudo nas imobilizações, utilizando o quadril, maai e outros princípios. Na postura, embora não esteja totalmente reta, não se apresenta o erro de colocar a cabeça muito a frente. Como Uke se percebe que a pessoa sabe acompanhar muito bem em movimentos de média velocidade e/ou forma, e em alguns movimentos de velocidade e/ou forma mais avançada. Os movimentos do Aikido estão incorporados na forma mais básica em seus reflexos. Começa a demonstrar a dedicação pelo Aikido. Entende a maioria da nomenclatura das técnicas.
Não deve haver mais erros sobre o que é Omote e Ura, posições das mãos ou ritmo e respiração. Começa a ter as primeiras habilidades no manejo do Jo e bokken, principalmente o primeiro, conforme é orientado pelo instrutor.

Faixa Azul – 2o Kyu
Nas técnicas básicas apresentam razoável controle do Uke, utilizando quadril e maai e outros princípios com algumas alhas. Nas técnicas avançadas começam a entender e tentar aplicar os princípios e buscar sua efetividade. Como Uke, se percebe que a pessoa sabe acompanhar perfeitamente movimentos de média velocidade e/ou intensidade, e acompanha sem problemas quase que todos os movimentos de velocidade e/ou intendidade mais alta. Tem que saber agora diferentes formas de cada técnica. No randori começa a ter melhor noção de trabalho com os ukes, saindo sempre do meio deles. Entende a grande maioria da nomenclatutra das técnicas. Começa a ter razoáveis habilidades no manejo do Jo e bokken, principalmente o primeiro. Dependendo do que aconteceu até o momento, o ego deve ser controlado intensamente.

Faixa marrom (1º kyu)
Nas técnicas básicas apresentam o controle do Uke, utilizando quadril e maai e outros princípios com certa efetividade. Nas técnicas avançadas começam a aplicar os movimentos com falhas, mas com diferentes formas de cada técnica sem parar para pensar. Como Uke se percebe que a pessoa sabe acompanhar perfeitamente movimentos de alta velocidade e/ou intensidade, apenas alguns poucos movimentos muito difíceis, até para yudanshas são difíceis. No randori começa o trabalho com os ukes de forma mais efetiva e com variedade, saindo do centro e efetuando técnicas em Irimi, tenkan, abaixando com variedade. Entende a maioria da nomenclatutra das técnicas. Tem as primeiras habilidades solidificadas no manejo do Jo e bokken, principalmente o primeiro( sobretudo suburis), e atende ao programa de progressão técnica. Dependendo do que aconteceu até o momento, o ego deve ser controlado ainda mais intensamente, para não ter maiores problemas quando da promoção a preta, fato comumente causador de aumento dos egos, até mesmo pelo tipo de assédio/tratamento dos kyus abaixo.