Sentido de ter a faixa preta e o que se quer de cada Dan

Se é um desafio de compreensão e dicernimento do aikido, estabelecer critérios de avaliação para os alunos kyu em geral; o que dirá quando falamos de dan. Até por que muitos dos dan ainda estão por vir e somos razoavelmente recentes nestes nível. (Embora seja preta desde 2001 e com 22 anos de prática considero-me ainda em início comparando com meus modelos, meus mestres. )

Arrisquei a escrever mais sobre os shodan de meu proprio punho; e utilizei em uma segunda parte um texto que recebi das mãos do rokudan Claude Walla a alguns anos atrás, que traduziu da Federação Francesa de Aikido. Utilizo como linha base destacando-se que no shodan somam-se os conceitos.

Vejamos:

Minha compreensão e o que espero de meus pretas mais novos:

Shodan:
Seja qual for a razão, a obtenção da faixa preta ainda representa uma significante evolução em habilidades técnicas e habilidades competitivas para a maioria dos praticantes de todo o mundo. Contudo, como todos os praticantes graduados com Shodan rapidamente aprendem, isto também representa um passo inicial (o verdadeiro passo. o começo verdadeiro) no caminho para uma consciência superior e um grande aperfeiçoamento, seja técnico ou moral, e que pode levar uma vida inteira de dedicação. Deve saber as técnicas com ritmo, respiração; controlando o Uke sem precipitação, entretanto não deve exitar. Tudo o que foi feito até aqui foi só preparação… O candidato já deve ajudar durante a aula como multiplicador, não só corrigir, mas ajudar a se verificar se os alunos compreendem o que se quer de cada um, e da equipe do dojo como um todo. Ele deve ver se os alunos compreendem a etiqueta do dojo, a etiqueta geral do aikido e o que se quer de cada movimento; atuando como agente disseminador destes princípios dentro do dojo.

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AS PERSPECTIVAS TÉCNICAS, MORAIS E ESPIRITUAIS DO AIKIDO
C.S.G.A/FFAAA ( traduzido por Claude Walla)

SHODAN

SHO é o início, o que começa.
O corpo começa enfim a responder aos comandos e a reproduzir as formas técnicas. Começa-se a ter idéia do que é o Aikido. É necessário então esforçar-se para praticar ou demonstrar, lentamente se necessário, mas unindo-se a precisão e a exatidão.

NIDAN

Ao Trabalho do 1° Dan acrescenta-se rapidez e potência ao mesmo tempo que  se demonstra maior determinação mental.   Isto se  exprime no aluno pela sensação de ter progredido. Os examinadores devem sentir este progresso constatando uma clareza na maneira de se apresentar e na condução do trabalho.

SANDAN

É o início da compreensão do Kokyu ryoku. A entrada na dimensão espiritual do Aikido. A delicadeza, a precisão e a eficácia técnicas começam a manifestar-se. É então possível transmitir estas qualidades.

YONDAN

Neste nível tecnicamente avançado, começa-se a prever os princípios que regem as técnicas. É possível conduzir mais precisamente os  praticantes no caminho traçado pelo Fundador.

GODAN

A arte respeita os princípios e o espírito, começando a se  separar  da forma, não fica mais preso ao aspecto externo da técnica. Novas soluções técnicas aparecem em função das situações.

ROKUDAN

A técnica é brilhante, o movimento é fluido e potente. Deve impor-se como uma evidência àquele que o olha. A potência e a disponibilidade físicas, bem como a pureza mental unem-se sem ambiguidade no movimento e exprimem-se também na vida diária.

NANADAN

O Ser desembaraça-se das suas ocultações e aparece sob a sua verdadeira natureza; manifesta seu verdadeiro eu. Livre de qualquer fixação, prova a alegria de viver aqui e agora.

HACHIDAN

Para além da vida e a morte o espírito claro é aberto, capaz de unificar os contrários, sem inimigo, ele não briga. Sem combate, sem inimigo, é o vencedor eterno. Sem obstáculo é livre, livre na sua liberdade. O Sensei dizia “Em face do inimigo basta que eu me mantenha de pé sem nada mais”. A sua visão engloba e harmoniza a totalidade. Mas nada pára por aí. Mesmo  a água mais pura pode apodrecer numa lagoa; não se deve jamais esquecer o espírito do iniciante que realiza o seu primeiro passo.