NÃO ENSINE BUDO, SE VOCÊ ESTÁ PREOCUPADO COM SEU “KOMEBITSU”: PALAVRAS DO FUNDADOR

Você não encontrará estas palavras do Fundador nos livros e biografia escritas sobre ele. Muitas das palavras faladas pelo Fundador, mais privadamente, não foram publicadas. Em vez disso, o que mais se escreve sobre o Aikido e o ensino do Fundador são palavras de “amor, harmonia e paz” que, na minha experiência pessoal com o Fundador, não refletem todo o seu verdadeiro ensinamento. Muitos Aikidoka em todo o mundo mal entendem o verdadeiro significado do Aikido como ensinado pelo Fundador e mudaram a direção do Aikido em comparação com seus ensinamentos originais.

***

Era um dia de primavera, antes que a azálea começasse a florescer, o Fundador me disse para cortar os ramos da azálea até um pouco acima da cintura. Na época, não refleti muito sobre o motivo pelo qual o Fundador estava me pedindo para fazer isso, e apenas fiz o que me disse sem pensar …

19 anos atrás, estávamos empenhados na construção do jardim japonês na sede da Nippon Kan, em Denver. O falecido Morihiro Saito Shihan (Iwama Dojo Cho e Aikikai Shihan 8º Dan) veio a Denver para ensinar em um seminário de Aikido, para estudantes nos EUA. Mais de 450 alunos participaram do seminário, viajando de todas as partes dos EUA para este evento especial. Durante essa visita, Saito Shihan me deixou palavras que nunca esquecerei.

Na manhã seguinte ao seminário, Saito Shihan e eu nos preparamos para sair da minha casa, para ir ao dojo de Nippon Kan. Assim que entramos no carro, Saito Shihan de repente parou; e começou a fazer “Shiko Fumi” (um movimento usado pelos lutadores de Sumo japoneses, onde eles levantam cada perna para o lado cerimoniosamente.) “Sensei, você está se sentindo bem hoje!”, eu disse. Com um grande sorriso, Saito Shihan falou: “Eu não dormi bem, pensando em seu jardim. Não posso voltar para o Japão sem consertar isso “, disse Saito Shihan. Eu não sei se ele estava brincando ou sério, mas nunca tinha visto um sorriso assim. Assim, pulamos no carro para ir ao dojo.

Quando chegamos, Saito Shihan foi direto ao local de construção do jardim e, com um rigoroso “tempo de prática”, a sua maneira, começou dando ordens aos alunos, severamente, para moverem alguns dos grandes pedregulhos do lugar. Quando os alunos não conseguiram mover os pedregulhos pesados ​​com todas as suas forças, Saito Shihan entrava para ajudar e movia as rochas facilmente. Com uma risada, ele disse: “Assim como o Fundador poderia mover um ishi pesado (uma estrutura de argamassa batida em pedra com o tamanho de 3 pneus pequenos empilhados) … é tudo física e alavancagem … Saito Shihan trabalhou continuamente por duas horas, sem descanso. Ele parecia bastante feliz com o trabalho naquele dia.

Depois que o trabalho foi feito, e os pedregulhos foram movidos e posicionados corretamente sob o olhar atento de Saito Shihan, sentamos no jardim bebendo uma cerveja. “Será um bom jardim em 10 anos”, disse ele. “O Fundador me disse muitas vezes:” Ao manter as árvores no jardim, nunca corte as mudas por si mesmo, eu sempre tenho outra pessoa para cortá-las para mim “. Saito Shihan continuou: “Se você tentar cortar suas próprias árvores, cortando os galhos, você hesitará e não cortará os ramos onde eles deveriam ser cortados. Como resultado, as árvores no jardim não crescerão adequadamente, como não conseguir um corte de cabelo adequado. Faz o jardim parecer desleixado e coberto de vegetação. Se você quer um bom jardim, os ramos devem ser cortados substancialmente às vezes. Esta é a única maneira de o jardim crescer adequadamente.”

Naquela época, eu não tinha muito dinheiro para as árvores; as plantas que podíamos pagar eram árvores à venda por $ 10,  no depósito local, encontradas descartadas na seção “preços reduzidos”. Saito teve a visão, no entanto, de ver o jardim no futuro. Ele tomou uma das árvores de US $ 10 que eu tinha comprado e plantado perto de uma das rochas recentemente colocadas. Ele estava pensando no jardim, 10 anos no futuro.

Em março de 2014, 19 anos depois, olhei para as árvores que cresciam no meu jardim. Fiquei muito feliz em ver que as árvores tinham crescido bastante, até começar a perceber que ainda não era um jardim, era apenas um espaço cheio de árvores cobertas de vegetação. Eu percebi que algumas das árvores precisavam ser cortadas e, depois de cultivá-las para crescer por tantos anos, eu me esforcei para cortá-las. À medida que os ramos desceram, a luz do sol começou a penetrar através da espessura da folhagem e, de repente, começou a se tornar um jardim mais lindo depois de todos esses anos. Cortei muitos ramos. tanto que não tínhamos certeza de como íamos descartar todas o lixo!

De repente, as palavras do Fundador há cerca de 45 anos, e Morihiro Saito Shihan há 19 anos, voltou para mim. E finalmente entendi as lições encerradas dentro daquelas palavras.

Eu refleti no meu próprio dojo, e percebi que o dojo também às vezes precisa de reestruturação, para que mais luz solar possa resplandecer. Nippon Kan dojo tem cerca de 40 anos, e para um grande dojo ser estável com raízes fortes, às vezes precisa ter ramificações cortadas, assim como o jardim, para torná-lo forte. Os ramos que não são necessários, devem ser cortados e outros nutridos.

Através do jardim, aprendi sobre a importância da manutenção diária do dojo também.

*******

Um pouco fora do tópico, mas isso me faz lembrar de uma experiência que tive em Iwama:

Hoje, no dojo de Iwama, as plantas azáleas crescem em toda a propriedade. Há muitas azaléias que crescem agora, onde as hortas do Fundador costumam estar.

Alguns anos atrás, eu estava em Iwama para o Aiki Taisai (Aiki Shrine Grand Festival). Havia outro instrutor de Aikido japonês, de lá dos EUA, que eu ouvi falar o seguinte, quando ele conversou com um grupo de outros convidados: “Todas essas azaléias parecem exatamente com os meus dias de prática quando o Fundador estava aqui. As azáleas estavam em todos os lugares como estão hoje “.

Fiquei muito surpreso ao ouvir isso. Quando o Fundador estava vivo e morava em Iwama dojo, os arbustos de azálea foram plantados apenas ao longo da cerca.

Após a sua passagem, as azáleas cresceram muito, e não havia mais necessidade da horta. Por isso as azáleas foram movidas por tratores e plantadas em todos os lugares, incluindo os campos que o Fundador usava para cultivar vegetais.

Talvez algum dia encontremos o testemunho deste instrutor em um livro de história do aikido, e as pessoas vão acreditar que é verdade. De qualquer forma, eram as azaléias pela cerca que eu costumava cortar por ordem do Fundador, e olhando para todas as azaléias em Iwama naquele dia, me faz lembrar daqueles tempos.

*****

Uma manhã, o Fundador anunciou em voz alta: “Eu quero ir para Hombu”. De repente, ele decidiu que iria para a sede da Aikikai em Tóquio. Como de costume, ele pediu dinheiro a sua esposa para fazer a viagem e, como sempre, ele disse quando ela lhe deu um pouco de dinheiro: “Isso não é suficiente!” Custava cerca de 20,000 ienes japoneses ($ 200USD) para viajar para Tóquio a partir de Iwama. Isso pagava-se por tarifa de trem e de táxi, comida, e uma doação para o Omoto Kyo Tokyo Branch. A esposa do Fundador sempre recuperaria o dinheiro, e me daria o dinheiro para manter sua segurança. Eu sempre me lembrarei dessas negociações reconfortantes, entre o Fundador e sua esposa, sobre as despesas e tarifas para Tóquio; Era sempre o mesmo. É meio difícil imaginar o Fundador, um excelente professor e líder do mundo da arte marcial e do Aikido, agindo de forma muito infantil com a esposa sobre a tarifa do trem. A esposa do Fundador sempre lhe daria o dinheiro, mas geralmente respondia com uma das suas palavras favoritas; “Precisamos pensar em nosso komebitsu”.

Cerca de dez anos depois, Morihiro Saito Shihan me disse que o Fundador costumava dizer-lhe: “Não ensine budo, se você está preocupado com seu komebitsu “.

A palavra komebitsu significa literalmente “caixa de arroz”. Tradicionalmente, no Japão, o arroz com o qual as famílias viviam, era armazenado no komebitsu. Durante o tempo dos Samurai, os salários eram frequentemente pagos em arroz, em vez de dinheiro. O samurai levaria o arroz ao mercado, depois de ser “pago”, e vendia-o por dinheiro. Portanto, a palavra komebistu refere-se aos alimentos ou meios para a sobrevivência, ou em termos mais claros, o dinheiro que usamos para viver.

***

Recentemente, recebi muitas perguntas sobre o gerenciamento de um dojo, dos donos e instrutores de dojo de Aikido, por e-mail. Até mesmo recebi perguntas de instrutores de outras disciplinas de arte marcial.

Parece que a rentabilidade do negócio da arte marcial está em declínio. A maioria das perguntas, são  sobre como conduzir um dojo independente bem-sucedido, e como ser comerciante e atrair estudantes. Em outras palavras, eles estavam pedindo que eu ensinasse a “receita” de Nippon Kan para executar um dojo independente…

Não há uma receita simples, ou sobre como conduzir um dojo independente bem-sucedido, então não há como responder a esta pergunta de forma simples.

Nos EUA, é comum ao visitar a casa de alguém, por exemplo, cumprimentar o anfitrião e a anfitriã por um jantar delicioso, e pedir a anfitriã ou anfitrião, a receita. Este é um elogio nos EUA.

No Japão, pedir ao anfitrião ou a anfitriã da receita são maneiras muito ruins, e é considerado bastante grosseiro, pois insinua que tudo o que é necessário para fazer o prato delicioso é a receita. Insinua que qualquer pessoa com a receita pode fazer este delicioso prato, e alcançar os mesmos resultados. E que o talento, a experiência e o coração do anfirião não importa. No Japão, cozinhar é um DO. Como Aikido, Budo, Chado, etc. O espírito, o coração e o caminho são tão intrínsecos à criação como qualquer receita.

Portanto, no Japão, as “receitas” geralmente não são compartilhadas, mas já que estou envelhecendo, não é tão necessário manter tudo para mim. Em vez disso, vou compartilhar mais sobre a história do komebitsu.

Seguindo o conselho que Saito Shihan me deu, quando o Nippon Kan dojo mudou-se para sua nova localização, eu também abri um restaurante, e iniciei outros esforços de produção de renda para preencher o ” komebitsu “,  e estabilizar as operações de dojo.  O proprio Morihiro Saito Shihan possuía um negócio de limpeza a seco, um bar de sushi e um restaurante de soba. Todas essas empresas forneceram a estabilidade de renda para ele ensinar a Aikido em todo o mundo, enquanto sua “caixa de arroz” permaneceu cheia. Também com os uchideshi vindo de todo o mundo, essas outras empresas permitiram que ele pudesse cuidar deles.

O que podemos aprender com o exemplo de komebitsu de Saito Shihan? Se você pensa em se tornar um instrutor de Aikido profissional; ou abrir seu próprio dojo, sem outra fonte de renda para ajudá-lo, será esta uma coisa muito difícil de fazer. Se você sonha em ganhar a vida como um instrutor de Aikido, mesmo se você é um aikidoista muito bom, e alcançou um alto nível, o sucesso a longo prazo não é fácil. Não é uma questão de seu espírito, determinação ou personalidade; sem outros meios de segurança econômica ou financeira, executar um dojo como seu meio de vida, é uma tarefa difícil. Você pode pagar o aluguel do primeiro mês, mas as operações contínuas e sustentáveis são extremamente desafiadoras.

Não é um problema de talento individual ou força espiritual, mas de realidade econômica. Sem outras fontes de renda, é difícil manter um dojo de Aikido por um longo período, como única fonte de sustento. O Aikido não tem torneios, e não atrai patrocinadores, ou apoio financeiro governamental. Sem outras fontes de renda, o ensino do Aikido depende de taxas de ensino, taxas de promoção e teste, taxas de faixas, taxas de seminário e, claro, taxas de organização. Esta é a realidade do ensino do Aikido. Para manter um dojo, pagar aluguel, seguros, utilidades, manutenção, despesas de vida e até mesmo apoiar uma família, é muito difícil no mundo de hoje, mesmo com um dojo com 50 a 100 alunos.

Uma vez que a relação entre instrutor e aluno se torna uma relação comercial, onde o instrutor deve confiar no marketing e no serviço ao cliente para sobreviver, o espírito original do instrutor, e o sonho de ensinar, podem se degradar. No final, esse caminho pode levar a um dojo fechado, e a dívidas para reembolsar.

Outro perigo é quando o ensino do Aikido está prisioneiro do negócio em si; voltado ao cliente para a sobrevivência é – como pode acontecer em qualquer relacionamento em que o dinheiro esteja envolvido – é que o conluio e a corrupção também são sempre uma possibilidade.

Por exemplo, em todo o mundo em nossa comunidade global do Aikido, a venda do graduação de Dan é um grande negócio. Eu ensinei Aikido em todo o mundo, e vi, e experimentei práticas em muitos grupos e dojos de Aikido diferentes. A maioria dos dojos tem laços organizacionais com grandes franquias de Aikido, como a Aikikai, e eu ensinei em dojos da Aikikai em muitos países.

Cerca de 90% destes grupos tiveram problemas dentro de suas próprias organizações, que surgiram com mais frequência do que problemas de dinheiro propriamente; problemas como muitos níveis de uma hierarquia desejam um “pedaço da torta” maior e maior.

Na minha experiência, quando há uma estrutura hierárquica nas organizações, cada nível da hierarquia transforma cada vez mais seu tempo e energia em obter e coletar dinheiro. E surgem conflitos. Conflitos sobre afiliação e dinheiro dividiram nossa comunidade de Aikido e, em alguns países, existem várias organizações de Aikido que se separaram umas das outras, tornando-se competitivas entre si e, finalmente, dissipando e mutando seu próprio ensino e influência.

Os outros 10% dos dojos que vi, são dojos de Aikido que são estáveis; na maioria das vezes, porque eles têm fontes adicionais de renda para complementar seus ensinamentos do Aikido. Em outras palavras, eles não se preocupam com seus ” komebitsu “, que na maioria dos casos faz parte de sua “receita” para o sucesso.

Juntamente com os problemas que surgem de preocupações monetárias, é que surgiu o “negócio de graduação de Dan”. Muitas vezes eu vi dojos organizados por pessoas que tiveram o dinheiro para participar de seminários e fazer doações suficientes para “comprar” um alto grau de Dan, ou classificação de faixa preta, em vez de ganhar com a prática e treinamento. Os dojos com dinheiro têm a capacidade de convidar um japonês Shihan de alto nível do Japão para fazer promoções para eles. Uma vez que eles têm o dinheiro, eles têm o poder de ser rapidamente promovidos; não pelo nível de mérito ou habilidade, mas pela capacidade de fazer doações. Conheci um instrutor de “alto nível” que nem sabia usar um hakama corretamente.

Embora prolífico em nossa comunidade do Aikido, graduação de Dan baseada em doações, e não em méritos obtidos, poderá ser encontrada em toda a história do Aikido no Japão. Mesmo no momento do Fundador, muitos dos alunos que obtiveram um ranking do 10º Dan- (faixa preta) foram ricos proprietários locais, ou seus filhos. Alguns deles alcançaram o alto nível de 10º Dan até a idade de 50 anos. Esta prática ainda é prevalecente no Japão hoje; e muitos líderes da prefeitura local são pessoas ricas que podem pagar essa honra. Ainda é verdade que é muito difícil ter um relacionamento com a Aikikai se você não tiver o dinheiro para pagar.

Lembro-me de um ancião  Shihan do Hombu me dizendo: “Eu nunca me preocupo com o amor e a cerveja no verão ou peixe fresco, que são entregues diretamente na minha casa”. Se essas pessoas fossem do governo, perderiam seus empregos por aceitar subornos. Muitos dos shibucho (líderes de filiais locais) ainda hoje no Japão, ganharam sua classificação e títulos através do poder de seu dinheiro.

“Não ensine Budo , se você está preocupado com o seu Komebitsu ” é uma mensagem muito importante que nos foi dada pelo Fundador. Ensinar como meio de vida pode ser uma espada de dois gumes que todos os instrutores devem pensar. Não ter meios alternativos para a estabilidade financeira pode causar dificuldades, e degradar as intenções mais puras. Ter o dinheiro, e usá-lo para abusar do sistema de classificação e poder, pode ser muito ruim.

Alguns instrutores do Aikido me escrevem porque querem se tornar independentes da organização com a qual estão afiliados. Eles estão cansados ​​de pagar todas as taxas e taxas que lhes são exigidas, ou querem seguir seu próprio caminho, sem todas as regras e regulamentos. Se algum desses instrutores estiver interessado em fazer essas mudanças porque quer ganhar dinheiro com elas, por meio de seus dojos, não há nenhum conselho que eu possa oferecer.

Eu administrei meu próprio dojo independente, e não tirei um salário do dojo por mais de 25 anos. Atualmente, toda a renda gerada no Nippon Kan é usada estritamente para gerenciar o dojo e apoiar as atividades da AHAN em Denver, e em todo o mundo. Muitas vezes, especialmente nos velhos tempos, lutamos muito para chegar a isso.

Minha filosofia de manter um dojo é construída com minhas próprias diretrizes pessoais e éticas. Eu sempre pago o meu própria viagem, e sempre cuido da conta nos restaurantes. Não aceito brindes pessoais de estudantes, e até mesmo declino de convites privados. Manter um pouco de distância é parte do meu compromisso de manter o meu dojo independente, e é um principio em que é eu não posso vacilar.

No meu dojo, não cobro por exames, ou recebo doações pessoais para promoções. Eu também desencorajo os alunos a se envolverem em grandes negócios juntos, fora do dojo. É destrutivo que alguém use o dojo como um mercado para negócios particulares.

Algumas pessoas não entendem minha filosofia para manter meu dojo independente, ou por que não busco grandes favores com outros ou opero meu dojo com a intenção de obter ganhos financeiros. Este dojo é um lugar para o meu treinamento e minha prática, e eu entendo que minha filosofia não será compreendida por todos. Contudo, na minha experiência, é a maneira de manter um dojo independente a longo prazo.

Às vezes, sou visto como um fora da lei, mas não estou vinculado a nenhuma organização, e não estou vinculado por nenhuma obrigação hierárquica. Eu nunca pressiono meus próprios estudantes por dinheiro, e não dependo deles para meu sustento. Eu comecei Nippon Kan sozinho, e nunca recebi apoio de nenhuma grande organização. Comecei a partir de zero, e criei desde o início uma operação auto-suficiente.

Para ter sucesso, um dojo independente exige disciplina e visão. É preciso disciplina dentro do dojo, e alcance generoso fora do dojo. As atividades da AHAN são o braço da Nippon Kan para o mundo. Nossa prática é a disciplina interior.

Eu não estou arrependido. Através da AHAN, contribuímos para a sociedade. Através de nossas próprias operações de apoio, somos capazes de sustentar e gerenciar nossa organização, e estou orgulhoso de nossas políticas na Nippon Kan. O dojo que comecei sozinho, e cresceu sem a ajuda de outras organizações.

Qualquer pessoa que esteja realmente interessada em ver como funciona o nosso dojo independente é sempre bem-vinda para vir para Nippon Kan. Sua afiliação ou estilo não é importante para mim; todos são bem vindos.

Procuro o ideal de um dojo que contribua para a sociedade através do Aikido. Esta é a minha prática. Este mês, vou passar o marco de 50 anos de prática na arte do Aikido. Para aqueles que gostam de ouvir o que tenho para compartilhar, ofereço minhas idéias; e a experiência que ganhei através da minha própria vida de prática.

Gaku Homma
Nippon Kan Kancho
28 de maio de 2014

Homma Gaku (本 間 学Honma Gaku ), nascido em 12 de maio de 1950, é professor de aikido e estudante direto do fundador Morihei Ueshiba . Ele é um autor; os livros Children and the Martial Arts e Aikido for Life são suas publicações mais destacadas. Homma, cujo pai era um sacerdote Shinto e um oficial no Exército Imperial japonês durante a guerra, nasceu na prefeitura de Akita. De acordo com Homma, aos 14 anos, foi enviado por seu pai para treinar em Iwama sob o fundador do Aikido, Ueshiba Morihei. Homma também treinou como um uchi deshi em Iwama e no Aikikai Hombu Dojo em Tóquio , sob o comando do fundador e Saito Morihiro no final da década de 1960. Homma Sensei é um dos últimos uchi deshi a ser treinado diretamente por Ueshiba Morihei. Sua carreira inicial como professor foi em uma base da força aérea americana. Em 1976, Homma mudou-se para Denver, Colorado, e fundou o Nippon Kan como um dojo independente em 1978. Este dojo tornou-se o maior dojo do aikido na região das Montanhas Rochosas, e é conhecido pelo seu programa internacional de uchi-deshi Ele organizou diversos seminários de aikido em Denver, muitos deles ensinados por Saito Morihiro. Além do dojo do aikido, que é uma instituição sem fins lucrativos, Homma sensei fundou a Aikido Humanitarian Active Network (AHAN) cuja missão é “estender a filosofia do Aikido ao mundo, além do dojo”.