Quanto para se aprender aikido?

Um amigo meu da sansuikai (Grande Sensei Tassio) escreveu a uns anos atrás, a sua resposta a uma pergunta das mais freqüentes quando se procura uma academia de aikido:  Quanto tempo para aprender o aikido? Eu acredito firmente que se deva enfatizar: Depende do que voce entende por aprender em primeiro lugar.

Como em muitas outras coisas no aikido e nas artes marciais em geral, não existe uma resposta “gabarito”. Como ele mesmo disse em seu texto, foi unicamente sua experiência e visão. Então resolvi colocar minha forma de ver isso, já que é uma questão tão recorrente para os iniciantes.

Muito do que direi se alinha com meu amigo, mas difere pouca coisa em um e outro ponto principalmente por dois motivos:

Temos experiências e trajetórias diferentes;
Minhas aulas tem uma estrutura diferente mesmo que didática;
Quando se tenta estimar um tempo, horários mais ou menos extensos de aulas, quantidades e dias, além da equipe envolvida, levam a resultados diferentes.

Meu amigo fala primeiro do professor.  Da mesma forma considero um bom professor:

Ter seriedade no que faz, (não confundindo seriedade com mau humor), responsabilidade e capacidade. Esta é aparentemente obvia. Mas já vimos tantos que ou não tem capacidade para realizar o aprendizado do aluno, ou não é responsável – as vezes abandonando a turma de repente – ou ainda ao  invés de faltar a responsabilidade ou capacidade, o sujeito é aquele que acha que ser o capitão limão em pessoa é sinônimo de ser sério no seu trabalho. Não podia estar mais enganado. Mas este tem seu público e é menos prejudicial do que aquele que não tem a capacidade ou responsabilidade.

Além disso:

  • Preocupar-se com a sua segurança, bem-estar e aprendizado.
  • Dar a você condições reais para aprender e evoluir, e isto a meu ver está ligado diretamente a procura dele mesmo. Se aprimorando continuamente e estando atento para desenvolver a melhor didática para que os alunos absorvam o quanto puderem;

É difícil um iniciante identificar estes fatores para tomar sua melhor decisão na escolha do professor, mas mesmo que você não tenha de repente o “feeling” de alguém que já fez arte marcial e que de repente identifica melhor o bom professor para ele mais facilmente, você pode utilizar aquela dica que meu antigo sensei sempre falava: “…é importante ver quem é o pai e o avô do sensei…” Ou seja a “arvore genealógica” é importante e informações de sua trajetória podem ser obtidas. Antigamente você tinha que perguntar a um ou outro conhecido ou dar uma “investigada”. Hoje a internet pode ser uma boa fonte. O próprio site do dojo ajuda. Desconfie no entanto do site com poucas informações da trajetória ou se parecer algo fantasioso em algum lugar. Correlacione estas informações do site com outras, da web e fora dela se possível. Depois assista aulas dele e de outros sensei e converse com ele. Faça algumas aulas iniciais e veja se ali é seu lugar. Não deixe de pesquisar.  Tem um ótimo artigo sobre isso que coloquei aqui no site chamado ervas daninhas. Não deixe de ler. Não é meu infelizmente mas bem que gostaria que fosse.

Mas escolhido o local, e professor, vamos as contas:

1. Aprenda rolamentos: A parte mais complicada do início e a mais importante. Vai começar antes de outros movimentos ainda básicos mas vai aprender bem mesmo só por último dentro do pacote do “básico’.

Esse pacote varia e tem alguns grupo tradicionais tem só uns dois rolamentos: Para frente e para trás. Outros podem ter 6,7, 8 e ainda considerar básicos. Acredito que dentro dos básicos, nem tanto ao mar, nem tanto a terra: Uns quatro ou cinco ukemi desde que bem feitos já resolvem 80% dos problemas de todos e 100% dos iniciantes.

de 2 a 4 meses para ficar legal dependendo do candidato. Vamos assumir uma média de 3 meses.

2. Básico 2: Aprenda as movimentações básicas:

Kaiten; Tenkan; Tenshin; Irimi.

Como disse você vai iniciar um pouco depois do treinamento de rolamento e vai aprender bem antes deles de forma satisfatória. Está misturado naqueles  meses iniciais,  mas some uns 6 meses nessa lenha toda do 1 e do 2…

3. Técnicas básicas. Técnicas básicas de dois ou 3 primeiros kihons com certa facilidade e algumas de média dificuldade de forma razoável. Com uma ou outra avançada que você conseguiu assimilar mais facilmente. somemos 1,5 anos considerando que você já esta treinando a certa altura naquele esquema que chamo integral na academia: 8 horas semanais mais participação nos treinos mensais e especiais.

4. Pegando carona na divisão de aprendizado focando nos 7 princípios, quie meu amigo adotou: Fiz uma ou outra pequena adaptação, pois acho que este princípios tem curva de aprendizado diferente. Quais estamos falando:

Respiração (kokyu); Céu e terra (ten chi); Centro forte (tanden); Movimentação dos pés (tai sabaki); Conexão (musubi); Distância (ma ai); Timing (de ai).

Agora vamos dividir o aprendizado em fases, com suas respectivas estimativas de tempo:

4.01) Aprender os conceitos: Depois de treinar uns 2 anos, 2,5 anos você sabe o significado deles e com sorte aprendeu razoavelmente alguma coisa do tai sabaki;  o ma ai e o de ai..

4.02 ) O tan den começa a aparecer mais uns dois anos após o 4.01 junto com o início do entendimento do kokyu. 2 anos

4.02) Entendendo a lógica deste s princípios anteriores você começa aplicar nos movimentos e desenvolver o conceito de ten chi e musubi. Como disse meu amigo Tasso: a lógica da aplicação prática desses princípios na técnica. E as sacadas e que bem exemplificou: “nossa como não vi isso antes?” realmente acontece com todos. É engraço mesmo! uns 3 anos

4.03) Meu amigo, o autor original, disse que esta leva 20 anos e ainda está nela. Ainda estamos nessa hora tentando desenvolver a respiração, pois ainda está muito aquém provavelmente. Assim como o tandem. Os outros também, pois se já desconfiaram será um aprendizado eterno. Mas estes já devem estarem melhor desenvolvidos dependendo do instrutor(es) que obteve. É a introspecção dos princípios que você na sua mente já absorveu. Eu também estou nesse tempo ainda. De outra forma poderíamos dizer que o subconsciente começa a “tocar” o que você tentou assimilar de forma mais consciente ou alimentando o banco de dados. Realmente é a ótima fase, mas acho que dura mais…

5. E o que vem depois? Meu amigo fala em controle da energia, talvez, ki. Estou com 22 anos de aikido, treinei em diversas algumas vezes adversas) federações, com grandes mestres do Brasil e do exterior. E como disse acho que ainda estou na 4.03 e não sei quando sairei… Mas tem faixa preta ou shodan recente que já está dando aula de ki e desenvolvendo um novo estilo!!

20, 25 anos? Eu diria que 27 a 30 anos de aikido já fica uma boa medida de que aprendeu. Se teve bom professor, se se aplicou bastante, pesquisou constantemente, utilizou a arte como caminho de vida, aí deve você deve, após esse tempo, ter aprendido o aikido de forma mais simples. Não é um shihan, é claro, mas sabe alguma coisa…  Quando chegar lá eu falo se aprendi…