O estado de não mente (mushin ou munen)

441248Mushin – Espírito original, espírito puro, espírito livre. Expressão usada para exprimir uma mente livre do ego e das suas afirmações. É oposta à de ushin, o pensamento superficial e fixo. A procura da vacuidade mental ou da libertação de todo o pensamento está no centro da procura de todas as artes marciais. Só um espírito livre e vazio pode estar instantaneamente receptivo a todo o movimento e intenção do adversário.
O treino deve ser, sempre, shin gi tai.
SHIN GI TAI é o conjunto de espírito, carácter (shin); de técnica (gi); e dos elementos corporais (tai), como a posição, o movimento, a energia física. Cada um destes elementos tem uma intensidade diferente em cada uma das graduações. Uma graduação dan deverá ser sempre o conjunto de shin gi tai.
 
tkeiko-samuraiA idade, os anos de prática, o sexo, as possibilidades de cada um, a própria graduação devem determinar qual o ou os elementos mais importantes. Para um jovem shodan, admitir-se-á que seja predominante o tai acompanhado de um razoável desempenho técnico gi. Para outras graduações superiores, em que a idade é avançada, o shin deve ser predominante. Shin gi tai, harmonizam-se e fundem-se. O budoka atinge o estado de mushin. É possível a reação espontânea face a não importa qual ataque, com eficácia absoluta do corpo e da técnica. Algo reagiu. Algo lutou e venceu. Algo que não a mente está vigília.
 
O corpo é treinado intensa e duramente. A técnica é aperfeiçoada até ao infinito, sem nunca o budoka parar de procurar aperfeiçoá-la mais. Mas no momento decisivo é o espírito que finalmente decide. É a mente em mushin que determina a reação adequada. O espírito intervém, porque o pensamento não pode estar presente. Se o pensamento procura a resposta, não há tempo para reagir.
 
Um dado interessante do Budō é a certeza de que intuição e ação são uma só coisa. E quando intuição e ação não se destinguem, os três elementos, shin gi tai, passam a ser, também eles um só.
 
Com o conceito de Do a acompanhar as artes de guerra, a ênfase passou para as atitudes internas e o autoconhecimento. A execução das técnicas, o seu âmbito prático, tem como objectivo a exploração interna e o treino da habilidade mental.
 
Aikido-7c2-1024x682O objectivo o treino é alcançar mushin, e este só será alcançado com a renuncia ao ego, com a renúncia aos frutos da ação, ou seja, MUSHOTOKU. (Mushotoku 無所得 é uma palavra japonesa que poderia traduzir-se como ausência de intenção ou de proveito, significa fazer algo sem esperar nenhum beneficio pessoal.)
Uma mente preocupada em alcançar algo, não consegue libertar-se do pensamento e não consegue mushin.